Ambientalistas que jogaram sopa na 'Mona Lisa' podem pagar 'contribuição cidadã'

Ministério Público de Paris sinalizou que oferecerá multa como alternativa a processo judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A Justiça francesa vai propor às duas ativistas ambientais que jogaram sopa no vidro que protege a "Mona Lisa", no Museu do Louvre, uma alternativa a uma ação judicial por meio do pagamento de uma "contribuição cidadã".

As duas ativistas, que permanecem sob custódia policial desde o domingo (28), devem comparecer nesta segunda-feira (29) na Promotoria "com vistas a uma contribuição cidadã", que é uma alternativa ao processo, indicou à AFP o Ministério Público de Paris.

Ativistas jogam sopa sobre a "Mona Lisa" - David Cantiniaux/AFP

No domingo, as duas mulheres jogaram sopa de abóbora, que teriam escondido em uma garrafa térmica de café, na obra-prima de Leonardo da Vinci para defender "o direito a uma alimentação saudável e sustentável" e denunciar um "sistema agrícola doente".

Um coletivo chamado Riposte Alimentaire (resposta alimentar), que diz liderar "uma campanha de resistência civil francesa destinada a provocar uma mudança radical da sociedade em matéria climática e social", reivindicou a ação.

As duas ecologistas foram presas por terem violado as normas de entrada e permanência no museu, como o fato de terem cruzado a zona de segurança em frente ao quadro, explicou o Ministério Público. Esse crime prevê multa de 1.500 euros (cerca de R$ 8.000).

Manifestantes jogam sopa no quadro da Mona Lisa, em Paris - David Cantiniaux/AFP

O quadro mais famoso do mundo, também conhecido como Gioconda, "não sofreu nenhum dano", disse no domingo o museu parisiense.

A "Mona Lisa", que fica em exibição atrás de um vidro protetor desde 2005, já foi vítima de atos de vandalismo diversas vezes. Em maio de 2022, por exemplo, foi atacada com uma torta de creme.

Nos últimos meses, diversos ativistas realizaram ações contra obras de vários museus de todo o mundo.

Em outubro de 2022, dois jovens com camisetas da organização Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nis "Girassóis" de Van Gogh, também protegido por um vidro, na National Gallery de Londres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.