Clima e meteorologia: qual é a diferença?

Previsão do tempo e mudanças climáticas transcorrem em escalas totalmente diferentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Martin Kuebler
DW

Se o aumento da temperatura global é real, por que faz tanto frio no inverno do Hemisfério Norte? Mudanças climáticas e previsões do tempo transcorrem em escalas totalmente diversas, de até séculos, em vez de horas.

O que é o clima?

Quem fala do clima e do meio ambiente se refere a alterações graduais de temperatura ao longo do tempo, geralmente em uma escala de décadas ou séculos. Não se trata das mudanças de hora em hora vistas na previsão meteorológica diária.

Uma pessoa muito agasalhada, com jaqueta, capuz e calças escuras, atravessa uma rua coberta de neve, ao lado de uma casa também encoberta pela neve
A cidade de Casey, no estado americano de Iowa, vem enfrentando frio extremo - Joe Raedle - 13.jan.2024/Getty Images/AFP

Tais alterações podem ser naturais, geradas pela atividade solar ou por erupções vulcânicas como a do Monte Tambora, na Indonésia, em abril de 1815: a cinza e os gases das gigantescas explosões bloquearam a luz do sol, baixando a temperatura global em 3°C, em média. Nevascas e geadas atingiram partes da Europa e América do Norte de junho a agosto de 1816, no dramático "ano sem verão".

No entanto as mudanças mais recentes do clima global foram provocadas pelos seres humanos e seu modo de vida. Nos últimos 200 anos, as emissões de gases causadores do efeito estufa —sobretudo dióxido de carbono (CO2) e metano— produzidas por transportes, agricultura, calefação e outras atividades se acumularam na atmosfera, retendo o calor e gradualmente aquecendo o planeta.

Climatologistas associam o acréscimo das emissões por combustíveis fósseis à elevação das temperaturas e às condições meteorológicas mais extremas em todo o mundo. Análises recentes de agências como a Organização Meteorológica Mundial e o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, confirmaram que 2023 foi, de longe, o ano mais quente já registrado.

Como as alterações climáticas afetam a meteorologia?

O grupo de organizações científicas WWA (World Weather Attribution) usa dados do mundo real e modelos climáticos para relacionar a mudança climática a eventos meteorológicos extremos em todo o planeta. A partir da análise mais de uma dezena de desastres em 2023, ele concluiu que as emissões de combustíveis fósseis, que atingiram um recorde nesse ano, estão tornando mais destrutivas e letais as tempestades, secas, incêndios florestais e ondas de calor.

Por exemplo, num mundo em vias de aquecimento são pelo menos duas vezes mais prováveis as condições de calor e seca que agravaram a temporada recorde de incêndios no Canadá de 2023, aniquilando mais de 18 milhões de hectares de florestas, mais ou menos o equivalente à área da Síria.

A mudança climática também aumentou em até 50% a intensidade das chuvas na Líbia em setembro, segundo a WWA, sendo em parte a causa das catastróficas inundações que deixaram mais de 3,4 mil mortos.

Se a Terra está esquentando, por que faz tanto frio?

Apesar das temperaturas médias mais elevadas, certas regiões ainda vivenciam ondas de frio cortante. Isso também está relacionado à crise climática. O frio extremo na Europa e América do Norte tornou-se mais provável com o colapso do vórtice polar —os ventos frios que circulam em torno do Polo Norte— e o enfraquecimento das correntes de jato, ambos decorrentes do aquecimento do Ártico.

Se as correntes de jato —a faixa de ventos fortes que circunda o globo— começam a fraquejar, o ar quente dos trópicos e os ventos polares glaciais podem se deslocar, provocando, a milhares de quilômetros de distância, tempo atipicamente quente ou nevascas geladas.

Por que as mudanças climáticas importam?

Segundo cálculos da Organização das Nações Unidas, caso a atual trajetória se mantenha, até o ano 2100 as emissões de gases-estufa terão elevado a média da temperatura global em até 2,9°C acima dos níveis pré-industriais. O mundo já assistiu a uma elevação de 1,4°C, com consequências meteorológicas devastadoras.

Mesmo quem vive em regiões onde os efeitos das alterações climáticas não são tão extremos será atingido: migração intensa, encarecimento dos alimentos e instabilidade global generalizada são todas características de um planeta que está aquecendo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.