Descrição de chapéu The New York Times

Primeiro caso letal de gripe aviária em ursos-polares é relatado no Alasca

Forma mais perigosa do vírus foi encontrado em carcaça da espécie, que é ameaçada de extinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Uma forma altamente letal de gripe aviária que tem se espalhado pelo mundo agora foi detectada em um urso-polar morto no Alasca. É o primeiro caso conhecido em animais árticos, que estão listados como ameaçados de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos.

O urso-polar infectado fornece mais evidências de quão disseminado se tornou esse vírus, uma forma altamente patogênica de H5N1, e quão sem precedentes tem sido seu comportamento. Desde que o vírus surgiu em 2020, ele se espalhou para todos os continentes, exceto a Austrália. Também infectou uma variedade incomumente ampla de aves e mamíferos selvagens, incluindo raposas, gambás, pumas e leões-marinhos.

"O número relatado de mamíferos com infecções continua a crescer", disse Bob Gerlach, veterinário estadual do Alasca, responsável pelo controle epidemiológico local.

Ursa polar e dois filhotes em área costeira coberta por neve e com terra aparente. Mar e aves marinhas são vistos ao fundo
Ursa-polar e dois filhotes são vistos na costa do Mar Beaufort, no Refúgio Nacional de Vida Silvestre do Ártico, no Alasca, Estados Unidos - U.S. Fish and Wildlife Service - 21.dez.2005/Reuters

Na maioria dos casos, o vírus não causou mortes em massa nas populações de mamíferos selvagens (com a notável exceção dos leões-marinhos sul-americanos). Mas representa uma nova ameaça para o já vulnerável urso-polar, que está ameaçado pelas mudanças climáticas e pela perda de gelo marinho.

"A preocupação é que não sabemos a extensão geral do que o vírus pode fazer na espécie do urso-polar", afirmou Gerlach.

O urso-polar foi encontrado morto no outono passado no extremo norte do Alasca, perto da cidade de Utqiagvik. Amostras de fluidos coletados do animal inicialmente testaram negativo para o vírus.

Porém, de acordo com Gerlach, quando os especialistas fizeram uma investigação mais abrangente, realizando uma necropsia e coletando amostras de tecido do urso, encontraram sinais claros de inflamação e doença.

No mês passado, as amostras de tecido deram resultado positivo para o vírus, de acordo com o Departamento de Conservação Ambiental do Alasca. O vírus foi identificado em vários órgãos, contou Gerlach. "Acho que seria seguro dizer que ele morreu do vírus", disse.

O Alasca já relatou infecções em um urso-pardo e um urso-negro, além de várias raposas-vermelhas.

Não está claro como o urso-polar contraiu o vírus, mas há relatos de aves doentes na área. Segundo Gerlach, o urso pode ter sido infectado após comer um pássaro morto ou doente.

Urso polar sobre pedras marrons é circundado por ave marinha, que voa acima dele
Urso-polar é atacado por andorinha-do-ártico que tenta defender seu ninho, perto de Churchill, Canadá - Olivier Morin - 4.ago.2022/AFP

E os cientistas não sabem se esse caso é isolado ou se existem outros ursos-polares infectados que não foram detectados. Pode ser difícil monitorar o vírus em populações de animais selvagens, especialmente aqueles que vivem em lugares tão remotos quanto o norte do Alasca. "Como você sabe quantos estão afetados?" disse Gerlach. "Realmente não sabemos."

Cientistas locais, autoridades e outros especialistas continuarão procurando sinais do vírus em animais selvagens, incluindo ursos-polares que aparecem mortos ou parecem doentes, disse Gerlach.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.