Descrição de chapéu BBC News Brasil escalada

Monte Everest: por que alpinistas terão que levar suas próprias fezes na descida da montanha

Impacto causado pelo alto fluxo de turistas e consequente aumento de resíduos preocupa governantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Navin Singh Khadka
BBC News Brasil

Alpinistas que forem escalar o Monte Everest terão, a partir de agora, que recolher as próprias fezes e levá-las de volta ao acampamento base para descarte, segundo autoridades nepalesas.

"Nossas montanhas começaram a feder", diz Mingma Sherpa, presidente da municipalidade rural de Pasang Lhamu, responsável pela região e que implementou a nova regra como parte de medidas mais amplas.

"Estamos recebendo reclamações de que fezes humanas estão visíveis em rochas e alguns montanhistas estão adoecendo. Isso não é aceitável e prejudica nossa imagem", acrescentou ele à BBC.

Várias barracas amarelas armadas na base de uma montanha coberta de neve
Muitos montanhistas usam espaços abertos para fazer as necessidades nos acampamentos mais altos do Everest - Getty Images

Os alpinistas que forem tentar subir o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, e o vizinho Monte Lhotse serão instruídos a comprar e levar "sacos para fezes" no acampamento base, que serão "verificados ao retornar".

Onde fazer as necessidades em uma montanha?

Durante a temporada de escalada, alpinistas passam a maior parte do tempo no acampamento base se acostumando à altitude. Neste, há tendas separadas com toaletes, com barris embaixo para coletar os dejetos.

Mas uma vez que começam sua jornada perigosa, as coisas ficam mais difíceis.

Uma pessoa junta sacos de lixo deixados em meio ao à neve e ao gelo no Monte Everest
Algumas campanhas de limpeza levaram à remoção de algum lixo deixado para trás, mas isso ocorre principalmente nos campos mais baixos - Babu Sherpa

A maioria dos alpinistas e as equipes de apoio costumam cavar um buraco para fazer as necessidades, mas à medida que se sobe na montanha, algumas áreas têm menos neve, então é preciso fazer as necessidades ao ar livre.

Devido às temperaturas extremas —a mais baixa já registrada no Monte Everest foi de -42°C— as fezes deixadas no caminho não se degradam completamente.

Muito poucas pessoas trazem suas fezes de volta em sacos biodegradáveis ao escalar o cume do Monte Everest, o que pode levar até quatro semanas.

O lixo continua sendo um grande problema no Everest e em outras montanhas da região, apesar do aumento nas campanhas de limpeza —como a realizada anualmente pelo Exército Nepalês.

'Toalete a céu aberto'

"O problema dos resíduos continua sendo uma questão importante, especialmente nos acampamentos mais elevados onde não é fácil chegar", afirma Chhiring Sherpa, CEO da organização não governamental Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha (SPCC, na sigla em inglês).

Embora não exista uma cifra oficial, sua organização estima que haja cerca de três toneladas de fezes humanas entre o acampamento um, na base do Everest, e o acampamento quatro, o último antes do cume.

"Metade disso está nos arredores do South Col, também conhecido como acampamento quatro", diz Chhiring Sherpa.

Stephan Keck, um guia de montanha que organiza expedições ao Everest, afirmou que o South Col ganhou a reputação de ser um "toalete a céu aberto".

A 7.906 metros de altitude, o South Col serve como base antes dos alpinistas tentarem os cumes do Everest e do Lhotse. Nesse ponto, o terreno é fortemente varrido pelo vento.

"Quase não há gelo e neve, então você verá fezes humanas por toda parte", diz Keck.

Grande fila de montanhistas alinhados enquanto escalam uma encosta durante sua subida ao cume do Monte Everest
O aumento do número de alpinistas no Everest significa um aumento significativo de resíduos, incluindo excrementos humanos - Getty Images

Autorizado pela municipalidade rural de Pasang Lhamu, o SPCC está agora adquirindo cerca de 8 mil sacos de fezes dos Estados Unidos, para aproximadamente 400 alpinistas estrangeiros e 800 membros da equipe de apoio na próxima temporada de escalada, que começa em março.

Os sacos de fezes contêm produtos químicos e pós que solidificam as fezes humanas, tornando-as em grande parte inodoras.

Em média, acredita-se que um alpinista produza 250 gramas de fezes por dia. Eles geralmente passam cerca de duas semanas nos acampamentos mais altos para a tentativa de alcançar o cume.

"Planejamos fornecer a eles dois sacos, cada um dos quais podem ser usados de cinco a seis vezes", explica Chhiring Sherpa.

"Certamente é algo positivo, e ficaremos felizes em desempenhar nosso papel para tornar isso bem-sucedido", diz Dambar Parajuli, presidente da Associação de Operadores de Expedições do Nepal.

A organização sugeriu que isso deveria ser inicialmente implementado como um projeto-piloto no Everest e depois replicado em outras montanhas também.

Mingma Sherpa, o primeiro nepalês a ter escalado todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, disse que o uso desses sacos para gerenciar resíduos humanos foi testado e comprovado em outras montanhas.

"Montanhistas têm utilizado esses sacos no Monte Denali (a montanha mais alta da América do Norte) e na Antártida também, é por isso que temos defendido isso", diz Sherpa, que também é conselheiro da Associação de Montanhismo do Nepal.

Escadas e cordas abandonadas sendo coletadas em acampamento no Monte Everest
Cordas e escadas deixadas pelos alpinistas são recolhidas e trazidas de volta, mas excrementos humanos permanecem nas montanhas - Babu Sherpa

O governo do Nepal introduziu diversas regras para serem seguidas nas escaladas de montanhas no passado, mas críticos disseram que muitas delas não foram devidamente implementadas.

Uma das principais razões é a ausência de oficiais para monitorar as expedições no local. Muitos dos que estavam previstos para acompanharem equipes nos acampamentos base simplesmente não compareceram.

"O Estado sempre esteve ausente nos acampamentos base, levando a todo tipo de irregularidades, incluindo pessoas escalando nossas montanhas sem permissão", afirma Sherpa, o presidente da municipalidade rural de Pasang Lhamu.

"Isso tudo mudará agora. Vamos estabelecer um escritório de contato e garantir que nossas novas medidas, incluindo a de fazer os escaladores trazerem de volta suas fezes, sejam implementadas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.