Siga a folha

Salles cancela ida a evento em NY e seu representante expulsa repórter da Folha

Secretário de relações internacionais do ministério pediu que jornalista fosse retirada da sessão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova York

O ministro do Ambiente, Ricardo Salles, não compareceu à sessão da Cúpula do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial em Nova York, nesta terça-feira (24). Ele faria os comentários iniciais do painel intitulado "Financiando Ações Ambientais com Créditos de Carbono". 

Prevista para as 13h15, a sessão teve início com dez minutos de atraso, quando a plateia foi informada de que o ministro brasileiro fora convocado pelo presidente Jair Bolsonaro para um outro compromisso. 

Salles enviou como representante no evento Roberto Castello Branco, secretário de relações internacionais do ministério do Meio Ambiente.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em setembro de 2019 - REUTERS

Ao ser indagado pela Folha sobre qual seria a justificativa para a ausência de Salles, o secretário disse que "a agenda do ministro é privada e ele não tem que justificar nada". O secretário pediu que a jornalista fosse retirada da sessão, que segue o protocolo Chatham House, em que as falas dos participantes não podem ser identificadas, não sendo permitida a cobertura da imprensa.

A jornalista da Folha estava inscrita na sessão, não quebrou as regras, que dizem respeito apenas ao conteúdo discutido, e deixou a sala em respeito aos demais inscritos para evitar constrangimento maior.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas