Siga a folha

Fragmento de cometa ilumina céu da Espanha e de Portugal; veja vídeo

Objeto voou a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ana Cantero Catarina Demony
Lisboa | Reuters

Um fragmento brilhante de cometa iluminou os céus de partes da Espanha e de Portugal neste sábado (18) à noite, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), em um espetáculo natural que um morador de Lisboa disse ter parecido uma cena de filme.

Fragmento de cometa ilumina céu em Cáceres, na Espanha, neste sábado (18); imagem foi extraída de vídeo publicado em redes sociais - AllSky7/Reuters

Na manhã deste domingo (19), a ESA compartilhou no X (antigo Twitter) um vídeo capturado por sua câmera do que descreveu como um "meteoro deslumbrante" sobre os céus da cidade espanhola de Cáceres, perto da fronteira com Portugal.

Mas, mais tarde, a agência disse que parecia ser um "pequeno pedaço de cometa", não um meteoro, estimando que o objeto voou sobre Espanha e Portugal a uma velocidade de 45 quilômetros por segundo antes de queimar sobre o Atlântico.

"A probabilidade de serem encontrados meteoritos é muito baixa", disse a ESA. Em ambos os países, vídeos filmados em várias cidades e vilas se tornaram virais nas redes sociais, mostrando o objeto cruzando o céu noturno em alta velocidade e iluminando-o em tons brilhantes de azul e verde.

O observatório astronômico espanhol Calar Alto também disse que uma análise preliminar do Instituto de Astrofísica da Andaluzia revelou que o objeto tinha uma "origem cometária".

Bernardo Taborda, 31, morador de Lisboa, disse à Reuters que estava passeando pela cidade com amigos quando o céu de repente ficou verde brilhante: "Quase parecia dia... todos olhamos para trás e vimos isso".

"Parecia um filme, todos olhamos uns para os outros e ficamos atordoados", disse Taborda. "Foi incrível."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas