Siga a folha

Descrição de chapéu China astronomia

Marca deixada por Chang'e-6 na Lua viraliza por comparação a caractere chinês

Relação foi alimentada por perfil associado à sonda na rede social chinesa Weibo e emissora estatal

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | Reuters e Bloomberg

Fotos de um buraco deixado na superfície lunar pela escavação de amostras pela Chang'e 6 se tornaram virais, nesta terça-feira (4), na rede social chinesa Weibo, depois que a emissora estatal CCTV disse que o buraco tinha o formato do caractere "zhōng" —"中"—, uma referência à palavra China.

Um perfil verificado na Weibo associado à sonda Chang'e 6 também alimentou a comparação. O perfil postou a foto do solo lunar e afirmou: "Eu vejo '中'".

No mandarim padrão, a palavra China é expressa em dois caracteres: 中国, lidos "zhōngguó". Traduzidos ao pé da letra, significam império, terra, nação do meio. O primeiro 中 ("zhōng") incorpora o significado de "meio" ao nome do território que pertencia ao imperador.

Marca deixada na Lua pela sonda Chang'e 6 - Reprodução/Weibo

Tal conta na Weibo associada à sonda foi aberta somente na segunda-feira (3), quando postou, em chinês: "Olá a todos. Sou Chang'e 6, e estou cavando o solo da Lua agora".

O perfil passou, então, a publicar diversas fotos e um vídeo da sonda na Lua.

Não chega a ser incomum a presença de perfis de veículos espaciais em redes sociais. No X (antigo Twitter), há equipamentos da Nasa, como a sonda Voyager, por exemplo.

"Há um caractere chinês no lado de trás da lua", postou a emissora CCTV no Weibo. "Depois de coletar amostras, a superfície da lua agora mostra um caractere 'Zhong'."

Lado a lado, caractere chinês "zhong" e a marca deixada no solo lunar pela Chang'e-6 - Wikimedia Commons e Reprodução/Weibo

A marca na lua foi um dos itens mais comentados no Weibo na terça-feira.

Como e por que a marca foi feita

A sonda usou uma furadeira e um braço robótico para escavar o solo na superfície da Lua.

Além disso, a Chang'e 6 exibiu a bandeira nacional da China pela primeira vez no lado afastado da Lua após a aquisição da amostra.

A sonda se juntará a outra espaçonave em órbita, informou a CNSA (Administração Espacial Nacional da China) na manhã de terça-feira. As amostras serão então transferidas para um módulo de retorno, que voará de volta à Terra, com um pouso na região da Mongólia Interior da China, previsto para 25 de junho.

O retorno das amostras lunares à Terra está sendo acompanhado por cientistas de todo o mundo, que esperam que o solo coletado pela Chang'e 6 possa ajudar a responder perguntas sobre as origens do sistema solar.

A missão também está sendo acompanhada de perto no país como uma fonte de orgulho nacional. No mês passado, milhares de turistas se reuniram em diferentes pontos de observação na província de Hainan para assistir ao lançamento da Chang'e 6.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas