Siga a folha

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Descrição de chapéu Livros

Chamada de 'pirralha' por Bolsonaro, Greta Thunberg inspira livros infantis

Jovem ativista sueca foi eleita pela revista Time como a personalidade do ano

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Chamada de “pirralha” por Jair Bolsonaro e eleita pela revista Time como a personalidade do ano, a jovem ativista sueca Greta Thunberg vai inspirar por aqui outros “pirralhos” —para usar as palavras do presidente brasileiro.

A editora Carochinha publica em janeiro “Greta e os Gigantes”. Escrito por Zoë Tucker e ilustrado por Zoe Persico, o livro é uma aventura de ficção inspirada na adolescente de 16 anos e em sua luta contra as mudanças climáticas. Nela, Greta enfrenta gigantes que destroem florestas para levantar casas cada vez maiores e mais tecnológicas. No embate, ela ganha a companhia e a ajuda dos animais.

Ilustração do livro "Greta e os Gigantes", inspirado na ativista ambiental Greta Thunberg - Divulgação

O título não é o único do tipo traduzido por aqui. Ele se junta a outras obras infantojuvenis que têm a garota como protagonista e que já estão à venda nas livrarias.

Lançada pela Sextante em novembro, “A História de Greta” é uma espécie de biografia não autorizada da ambientalista escrita pela italiana Valentina Camerini. Já “Somos Todos Greta”, da também italiana Valentina Giannella e que saiu no Brasil pela V&R, funciona como um manual para crianças com ações que ajudam a preservar a natureza.

Capa brasileira do livro "Greta e os Gigantes", lançado pela Carochinha - Divulgação

GAJO O escritor português Afonso Cruz vai ter três livros publicados pela Dublinense. Em abril, será a vez de “Vamos Comprar um Poeta”, sobre uma sociedade em que as pessoas têm artistas em vez de animais de estimação. Depois, saem “A Boneca de Kokoschka” e “Nem Todas as Baleias Voam”. Está previsto que Cruz venha ao Brasil para o lançamento do primeiro título.

HQ E.T. Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, os quadrinhos do perfil Strange Planet vão ser traduzidos e lançados por aqui pelo selo Minotauro, da editora Planeta, em fevereiro. Nos Estados Unidos, foram vendidos 90 mil exemplares na pré-venda.

DOIS A segunda edição impressa da revista Olympio sai neste mês com depoimento de Ailton Krenak, poemas de Emily Dickinson e um perfil de Zé Celso feito por Ignácio de Loyola Brandão. A publicação é uma parceria entre a Tlön Edições e a Miguilim.

ROLÊ Enquanto não fecha por dois anos para reforma, a Casa das Rosas, em São Paulo, sedia neste sábado (14) uma feira de fanzines independentes e de pequenas editoras. O evento ocorre das 14h às 18h (na av. Paulista, 37). Em seguida, a partir das 17h, o projeto Leia Mulheres promove um encontro sobre literatura feita por escritoras no Lola Bar (r. Brigadeiro Galvão, 469).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas