Siga a folha

Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de "Macha".

Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Se a Geórgia foi infiel com a eleição, em quem devemos confiar então?

Coitado do 03, que batizou a filha em homenagem ao mais republicano dos estados americanos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Coitado do 03, que batizou a filha de Geórgia em homenagem ao mais republicano dos estados americanos. Um estado conservador, orgulhoso de seus brancos, o último a abolir a escravidão. Nos sonhos paternos de 03, o bonito nome de Geórgia talvez funcionasse como uma garantia, esforço subliminar para incutir na prole os valores tradicionais de uma família tãããããão tradicional quanto a dele.

Penso no 03 sofrendo a cada voto de Biden na Geórgia. Logo ele, tão ligado ao grande irmão do norte, o nosso embaixador do hambúrguer. Em cólicas a cada atualização do noticiário. Todo suado, com palpitações, arrancando os cabelos que lhe restam à medida que ia ficando claro que o candidato democrata superaria o segundo presidente mais caricato do planeta —o primeiro fica para a imaginação dos leitores.

Geórgia, sua ingrata.

Houve quem apostasse que, mal raiado o dia, 03 seria visto no guichê de um cartório, tresnoitado, mudando o nome da guriazinha para outro à prova de decepções. Nevada ou Virgínia? Flórida ou Alabama? Kentucky seria uma opção, mas melhor não arriscar com um nome de outro gênero. Nessas coisas não se pode facilitar. Certo mesmo é que, depois da surpresa das urnas pró-Biden, Arizona, nunca mais.

A fase é de preocupação, e não só para o 03. O 01 foi enfim denunciado por peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indevida e organização criminosa. E o Ministério Público do Rio ainda quer que perca o mandato de senador, se for condenado. Só o que faltava era não perder. Ah, mas ele era chefe de quadrilha em seus tempos de deputado, agora é outra história. Aguarda-se o efeito Decotelli ao contrário, apagar a ficha corrida na impossibilidade de rechear o currículo de glórias.

E tudo isso é pinto se comparado ao que deve estar se passando no coração do 00. É triste ver a pessoa que você mais ama, a que lhe serve de modelo e inspiração, cada vez mais sozinha. Correligionários abandonando o barco. A Melania não conta, essa jamais demonstrou qualquer benquerer mesmo. Pior ainda deve ser antecipar, no sofrimento do seu amor, algo que, quem sabe, pode sobrar para você ali na frente.

Se a Geórgia não foi fiel, confiar em quem?

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas