Siga a folha

Jornalista especializado no setor automotivo.

Ícone da Guerra do Golfo, jipão volta ao mercado com motor elétrico

Novo Hummer deve ser exibido no meio do ano no Salão de Detroit

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Símbolo do poder bélico dos EUA durante a Guerra do Golfo, no início dos anos 1990, o jipão Hummer completa 35 anos de lançamento em 2020. A data será celebrada com o renascimento da marca, que terá veículos movidos a eletricidade.

A montadora General Motors vai apresentar as primeiras imagens do modelo em maio. No mês seguinte, o carro deve ser exibido no Salão do Automóvel de Detroit.

Em vídeos divulgados na internet, a fabricante revelou a grade e os faróis do novo Hummer, que terá aproximadamente 1.000 cv de potência.

 
Detalhe da grade do Hummer EV, modelo elétrico que será revelado em maio - Divulgação

É uma enorme diferença em comparação aos primeiros Humvee, nome original do jipão. Sua história começou em 1985, quando algumas unidades foram entregues às Forças Armadas dos Estados Unidos. Na época, a montagem era feita pela empresa American Motors.

Os carros que foram para o front no Golfo Pérsico eram equipados com motor 6.2 V8 a diesel de cerca de 190 cv. Com características de caminhão, o jipe pesava 2.400 quilos e levava quatro soldados, além de armas e equipamentos. Sua suspensão era capaz de dar saltos sobre as dunas do deserto, sacudir a poeira e seguir em frente.

 
O utilitário feito para os campos de batalha ganhou versão urbana em 1992, quando passou a se chamar Hummer. Seu principal garoto-propaganda foi o ator Arnold Schwarzenegger, que incentivou a produção civil do utilitário.

Tudo era exagerado, a começar pelos 2,2 metros de largura. A altura seguia a mesma medida, adequada apenas às grandes vagas disponíveis nas garagens americanas.

Hummer H2, lançado em 1999 pela montadora General Motors - Divulgação

Em 1999, a General Motors assumiu a produção do Hummer e ampliou a linha. Além da versão original H1 com carroceria picape, vieram as opções H2 e H3, de menor porte.

Todos os modelos traziam motores V8, de elevado consumo de combustível e pouca preocupação com emissões de poluentes, o que enfurecia os ambientalistas americanos.

A produção foi encerrada em 2010, quando a General Motors precisou rever sua atuação global para sair da crise. 

Ao renascer como veículo elétrico, o Hummer pretende enfrentar a exótica Cybertruck, picape apresentada pela Tesla em 2019. Ambos devem ser lançados em 2021.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas