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Chevrolet, Honda e Volkswagen reúnem os principais lançamentos do primeiro bimestre de 2023

Picape Montana, sedã Civic e hatch Polo Track estreiam ao longo de janeiro e fevereiro

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Após um 2022 em que problemas na indústria e na economia impediram o crescimento das vendas, o novo ano vai começar com três importantes lançamentos no setor automotivo.

A Chevrolet aposta na renovação da picape Montana, que da antiga só preservou o nome. A segunda geração do modelo chega em fevereiro com cabine dupla, motor 1.2 turbo flex e caçamba com 874 litros de capacidade.

O primeiro contato com o modelo deixou boas impressões. A posição de dirigir e o espaço interno se comparam ao da Fiat Toro (a partir de R$ 143,5 mil), mas o posicionamento de mercado se aproxima mais da Fiat Strada Ranch CVT (R$ 129 mil).

Nova Chevrolet Montana tem 4,72 m de comprimento - Divulgação

Por enquanto, a Chevrolet revelou apenas os preços das versões LTZ e Premier automáticas: R$ 134,5 mil e R$ 140,5 mil, respectivamente. Essas são as opções mais caras, e haverá alternativas com menos equipamentos e câmbio manual.

O público-alvo mudou: antes pensada para o trabalho, a Montana se transformou em um modelo de uso urbano, voltado a famílias que desejam ter um utilitário esportivo compacto, mas precisam de mais espaço para bagagens.

As dimensões são similares às de um sedã médio. A picape Chevrolet tem 4,72 metros de comprimento, tamanho semelhante ao da nova geração do Honda Civic (4,67 m), que também chega ao mercado brasileiro neste início de ano.

Lotes do modelo de origem japonesa já estão no país –o carro é produzido no Canadá. É esperado que o início da comercialização ocorra ainda em janeiro.

O conjunto mecânico é híbrido e segue o adotado no Honda Accord: o motor 2.0 é combinado a outros dois, elétricos –um funciona como gerador. Com isso, a média urbana de consumo ultrapassa os 20 km/l.

A nova motorização do Civic é beneficiada por incentivos fiscais a automóveis menos poluentes. A primeira versão disponível no Brasil será a Touring, sempre equipada com o sistema de segurança Honda Sensing. O preço deve ficar entre R$ 190 mil e R$ 230 mil.

No segmento de entrada, o destaque do primeiro trimestre será o novo Volkswagen Polo Track.

O hatch substitui o Gol, que teve a última unidade produzida na sexta (23). O sedã Voyage também teve a fabricação encerrada após 40 anos de mercado.

A nova versão do Polo já teve algumas unidades montadas em Taubaté (interior de São Paulo). O preço começa em R$ 80 mil, entretanto o visual não acompanha os retoques feitos nas demais opções, apresentadas em outubro. As vendas devem começar na virada de janeiro para fevereiro.

A opção Track é equipada com quatro airbags, controle de estabilidade, direção com assistência elétrica e ar-condicionado, entre outros itens. O motor 1.0 flex tem três cilindros e 84 cv de potência.

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