O ano de 2023 será das picapes, e a GM sai na frente. A montadora revelou nesta quinta (1º) a nova geração da Chevrolet Montana, que chega às lojas em fevereiro.
O modelo, que será equipado com motor 1.2 turbo flex (133 cv) e cabine dupla, se encaixa em um segmento novo, ainda carente de opções. Em porte, potência e aptidões, as rivais mais próximas são Renault Oroch Outsider (R$ 145,7 mil) e Fiat Toro Freedom (R$ 155,1 mil). Ambas trazem motor 1.3 turbo flex, mas de concepções diferentes.
As dimensões da Montana confirmam a proposta de se posicionar como opção aos sedãs médios e aos SUVs compactos. São 4,72 metros de comprimento, com uma caçamba capaz de transportar 874 litros de bagagens. A própria montadora define o espaço para carga como um "porta-malas gigante".
Duas versões estão disponíveis em pré-venda, LTZ e Premier —que custam R$ 134,5 mil e R$ 140,5 mil, respectivamente. Haverá ainda uma opção de entrada, que deverá se chamar LT, seguindo a nomenclatura de outros modelos da Chevrolet no Brasil.
Entre os itens de série da nova picape, há seis airbags, alerta de ponto cego, faróis com LEDs, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica e carregador de smartphone sem fio, entre outros equipamentos.
A central multimídia MyLink tem tela de oito polegadas e permite conexão via Wi-Fi. Também é possível comandar diversas funções do carro por meio de aplicativo.
Outra novidade entre as picapes que estreia no início de 2023 é a versão híbrida da Ford Maverick. O modelo é equipado com um motor 2.5 a gasolina, que trabalha em conjunto com o sistema a eletricidade. O ponto forte é o baixo consumo, próximo de 18 km/l na cidade segundo medições feitas nos EUA.
A potência combinada é de 193 cv, de acordo com a montadora. As vendas terão início em março, e o preço ainda não foi divulgado. A versão 2.0 turbo (253 cv) comercializada atualmente custa a partir de R$ 240,5 mil.
Além da Maverick Hybrid, a Ford prepara o lançamento da picape grande F-150. O modelo terá um concorrente da GM, a Chevrolet Silverado, também confirmada para 2023.
No grupo Stellantis, as novidades serão a nova opção de porte médio da Fiat –que será uma versão à italiana da Peugeot Landtrek– e uma nova opção na linha RAM, posicionada abaixo das gigantes Classic, 1500 e 2500.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.