Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Volkswagen Gol deixa de ser produzido em dezembro para dar lugar ao Polo Track

Conheça o novo modelo e relembre a história do compacto lançado em 1980

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após 42 anos de mercado e cerca de 9 milhões de unidades produzidas, o Volkswagen Gol será aposentado em dezembro. A notícia foi confirmada pela montadora, que já inicia a produção do sucessor, chamado Polo Track.

É a evolução natural e tardia. O modelo quarentão mudou pouco nos últimos 10 anos, sobrevivendo no mercado graças às compras feitas por locadoras e demais frotas. Mas seu carisma é inegável.

0
Volkswagen Gol 2020 com câmbio automático tem motor 1.6 flex e 120 cv de potência - Divulgação

Ao longo de sua história, o Gol habitou os sonhos de consumo de diferentes gerações com as siglas GT, GTS e GTI, mas sem perder seu "índice de popularidade". As opções básicas ajudaram o modelo a se manter como o carro mais vendido do país por 27 anos.

A versão Last Edition, que vai marcar a despedida do compacto, reúne esses extremos de esportividade e simplicidade. Enquanto a cor avermelhada e os adereços remetem aos modelos mais brabos da linha, o motor deve ser o mesmo 1.0 disponível nas configurações de entrada.

Por enquanto, a Volkswagen só divulgou algumas imagens de seu último Gol e confirmou que serão produzidas somente 1.000 unidades. O carro já está sendo distribuído para a rede concessionária, e o lançamento deve ocorrer ainda em novembro.

Será o encerramento de uma história que, para o consumidor, teve início em maio de 1980. O Gol estreou com motor 1.3 a gasolina (42 cv) refrigerado a ar. Era o resultado do projeto BX, iniciado no meio dos anos 1970.

Contudo faltava potência, problema que foi amenizado com a chegada do motor 1.6 (51 cv). A troca ocorreu no início de 1981, e logo depois veio o sedã Voyage –que trazia um outro motor, o 1.5 refrigerado a água usado no Passat.

A família foi complementada com as chegadas da perua Parati e da picape Saveiro, mas coube ao Gol acumular o maior número de modelos icônicos, ao mesmo tempo em que mantinha a carroceria quadrada e passava por grandes mudanças mecânicas.

A versão 1.8 GT estreou em 1984, enquanto o GTS veio em 1987. Contudo o mais famoso e valorizado é o GTI da primeira geração, apresentado no fim de 1988. Foi com ele que a injeção eletrônica de combustível chegou aos carros nacionais.

O ineditismo se repetiu em 2003, quando o Gol 1.6 Total Flex estreou a tecnologia que permite utilizar etanol ou gasolina. Desde então, o compacto da Volkswagen não apresentou mais uma grande novidade ao mercado.

A geração atual mantém as linhas básicas desde 2008, o que mostra que está na hora da mudança.

Da mesma forma que o Gol, o Polo Track é montado em Taubaté (interior de São Paulo). É basicamente o Polo já conhecido, mas com simplificações para custar menos. O preço começa em R$ 80 mil, entretanto o visual não acompanha os retoques feitos nas demais opções, apresentadas em outubro.

A nova versão é equipada com quatro airbags, controle de estabilidade, direção com assistência elétrica e ar-condicionado, entre outros itens. O motor 1.0 flex tem três cilindros e 84 cv de potência.

Esse será o novo carro de entrada da Volkswagen do Brasil, e o único a conseguir tirar o Gol desse posto. Fox e Up! foram lançados com essa missão, mas chegaram e saíram sem ver o último Gol cruzar os portões da fábrica de Taubaté.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.