Após 42 anos de mercado e cerca de 9 milhões de unidades produzidas, o Volkswagen Gol será aposentado em dezembro. A notícia foi confirmada pela montadora, que já inicia a produção do sucessor, chamado Polo Track.
É a evolução natural e tardia. O modelo quarentão mudou pouco nos últimos 10 anos, sobrevivendo no mercado graças às compras feitas por locadoras e demais frotas. Mas seu carisma é inegável.
Ao longo de sua história, o Gol habitou os sonhos de consumo de diferentes gerações com as siglas GT, GTS e GTI, mas sem perder seu "índice de popularidade". As opções básicas ajudaram o modelo a se manter como o carro mais vendido do país por 27 anos.
A versão Last Edition, que vai marcar a despedida do compacto, reúne esses extremos de esportividade e simplicidade. Enquanto a cor avermelhada e os adereços remetem aos modelos mais brabos da linha, o motor deve ser o mesmo 1.0 disponível nas configurações de entrada.
Por enquanto, a Volkswagen só divulgou algumas imagens de seu último Gol e confirmou que serão produzidas somente 1.000 unidades. O carro já está sendo distribuído para a rede concessionária, e o lançamento deve ocorrer ainda em novembro.
Será o encerramento de uma história que, para o consumidor, teve início em maio de 1980. O Gol estreou com motor 1.3 a gasolina (42 cv) refrigerado a ar. Era o resultado do projeto BX, iniciado no meio dos anos 1970.
Contudo faltava potência, problema que foi amenizado com a chegada do motor 1.6 (51 cv). A troca ocorreu no início de 1981, e logo depois veio o sedã Voyage –que trazia um outro motor, o 1.5 refrigerado a água usado no Passat.
A família foi complementada com as chegadas da perua Parati e da picape Saveiro, mas coube ao Gol acumular o maior número de modelos icônicos, ao mesmo tempo em que mantinha a carroceria quadrada e passava por grandes mudanças mecânicas.
A versão 1.8 GT estreou em 1984, enquanto o GTS veio em 1987. Contudo o mais famoso e valorizado é o GTI da primeira geração, apresentado no fim de 1988. Foi com ele que a injeção eletrônica de combustível chegou aos carros nacionais.
O ineditismo se repetiu em 2003, quando o Gol 1.6 Total Flex estreou a tecnologia que permite utilizar etanol ou gasolina. Desde então, o compacto da Volkswagen não apresentou mais uma grande novidade ao mercado.
A geração atual mantém as linhas básicas desde 2008, o que mostra que está na hora da mudança.
Da mesma forma que o Gol, o Polo Track é montado em Taubaté (interior de São Paulo). É basicamente o Polo já conhecido, mas com simplificações para custar menos. O preço começa em R$ 80 mil, entretanto o visual não acompanha os retoques feitos nas demais opções, apresentadas em outubro.
A nova versão é equipada com quatro airbags, controle de estabilidade, direção com assistência elétrica e ar-condicionado, entre outros itens. O motor 1.0 flex tem três cilindros e 84 cv de potência.
Esse será o novo carro de entrada da Volkswagen do Brasil, e o único a conseguir tirar o Gol desse posto. Fox e Up! foram lançados com essa missão, mas chegaram e saíram sem ver o último Gol cruzar os portões da fábrica de Taubaté.
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