Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Plataforma virtual reuniu especialistas em alzheimer

Em congresso, pesquisadores apresentaram estudos mostrando relação da doença com IMC, escolaridade e obesidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Palestras, reuniões com poucas pessoas e até eleições de sociedades médicas através da internet já entraram para a rotina.

Mas congresso sobre tema médico em plataforma virtual com tantos participantes parece ser um dos primeiros.

A Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIA) 2020, instalada em Chicago, EUA, no dia 27 de julho, contou com 50 sessões ao vivo, 32 mil participantes de 160 países e mais de 2.800 apresentações de pôsteres com a possibilidade de conversar com os autores, segundo os seus organizadores.

Destaque foi dado à educação infantil de boa qualidade, por estar associada a um menor risco de demência tardia - Sebatien Bozon/AFP

Novos conhecimentos, como a associação entre menor risco da doença de Alzheimer e a vacinação contra a gripe e pneumonia aos 60 anos e um índice de massa corpórea (IMC) mais baixo no início da vida, foram apresentados, disse a professora Maria C. Carillo, diretora científica da Associação de Alzheimer no encerramento da conferência.

Ela também destacou vários estudos apresentados, como os marcadores biológicos que podem detectar com maior certeza e precisão versões anormais da proteína tau no sangue ou plasma, inclusive a específica para doença de Alzheimer (p-tau217) e diferenciá-la de outras doenças cerebrais degenerativas.

Também fatores de risco para doenças do coração (hipertensão, diabetes e obesidade) na adolescência podem influenciar a memória e a cognição em idade avançada.

Um destaque especial foi dado à educação infantil de boa qualidade, por estar associada a um melhor desempenho de linguagem e memória e a um menor risco de demência tardia.

Durante a conferência foi anunciado o lançamento de pesquisa para analisar o impacto do novo coronavírus no cérebro. A pesquisa terá a participação de especialistas de 30 países e assistência técnica da Organização Mundial da Saúde.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas