Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

A prevenção da fragilidade no idoso

Contagem de passos e aumentar caminhadas podem ajudar na prevenção de problemas de saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A fragilidade no idoso traz consigo riscos que abrem caminho para o seu descanso final.

No Japão, o professor Daiki Watanabe e colaboradores do grupo de estudos de Kameoka, em Kyoto, Japão, concluíram que andar pelo menos um pouco diariamente, porém aumentando o número de passos a cada dia, previne a fragilidade do idoso.

Essa frágil situação de pessoas de idade provoca alterações no equilíbrio de várias funções do seu organismo. Aumenta com a idade avançada e está relacionada a riscos de mortalidade e de incapacidade.

No Journal of the American Geriatrics Society de outubro, os autores citam estudos referindo que a contagem dos passos diários dos idosos é uma das abordagens mais razoáveis e econômicas para reduzir o risco de eventuais problemas como sarcopenia (perda de massa muscular), diabetes e doença cardiovascular.

A contagem dos passos em idosos é uma das abordagens razoáveis e econômicas para reduzir o risco de eventuais problemas de saúde - Mohd Rasfan/AFP

Em particular no caso de diabetes em idosos, o aumento da taxa de glicose no sangue pode levar a distúrbio de visão de graves consequências, além de eventual dano na função dos rins.

O estudo conclui que aumentando em mil passos por dia (cerca de dez minutos de atividade diariamente) é possível fazer a prevenção da fragilidade no idoso.

Participaram da pesquisa 3.616 idosos com idade de 65 anos ou mais, tendo sido computados a média diária de 4.081 passos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas