Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O comportamento dos idosos

Aparência frágil dos mais velhos os torna vítimas preferenciais de golpes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fragilidade física dos idosos esconde a bagagem da vivência que os anos trazem.

Nestes tempos de crise pela pandemia da Covid-19, tem sido observado pelas ruas fluxo de idosos, muitos deles flanando em direção a bancos, farmácias e padarias, sem máscara.

Igualmente chama a atenção que a aparência frágil dos idosos os torna vítimas preferenciais de golpes devido a vulnerabilidades como solidão e fatores como gênero, renda, educação e confiança.

Entretanto, comportamento diferente do esperado pelos idosos é retratado em estudo publicado na revista Frontiers in Psychology.

Pessoas orientadas por setas no chão
Pessoas altamente conscientes consideram cuidadosamente e com clareza as consequências de suas ações - Aurelien Morissard/Xinhua

Alguns dos idosos vítimas de fraudes, mostra a pesquisa, também são menos honestos e conscientes do que as não-vítimas da mesma idade.

As pessoas altamente conscientes consideram cuidadosamente e com clareza as consequências de suas ações. Esses idosos são extremamente honestos e têm maior probabilidade de evitar serem enganados, explicam os autores do estudo.

Outros idosos, portadores de níveis baixos de consciência ou escrúpulos, tendem a agir por impulso e costumam negligenciar os pequenos detalhes.

Essas tendências pode levá-los a concordar impulsivamente com os pedidos de golpistas e ignorar detalhes que indicariam intenção maliciosa contra o idoso.

O estudo foi desenvolvido na Universidade de Toronto, no Canadá, com pessoas entre 60 e 90 anos de idade demonstra que a habilidade cognitiva (capacidade de adquirir conhecimentos) estabelece a diferença entre vítimas e não-vítimas.

Nesta habilidade relacionada à capacidade de pensar, aprender e raciocinar estão também a de realizar cálculos simples de cabeça e acompanhar uma conversação.

Como refere o dr. Kang Lee, um dos autores do trabalho, essa habilidade também identifica, evita e previne fraudes contra os idosos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.