Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

A variante delta da Covid-19

Cientistas já planejam desenvolver imunizantes modificados para enfrentar eventuais variantes resistentes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma das preocupações atuais da Covid-19 é com a variante delta. Ela já era esperada e é responsável por grande número de novos casos em muitos países e no Brasil também.

Pesquisadores da área já haviam avaliado a possibilidade do surgimento de novas variantes do coronavirus e iniciaram estudos para neutralizá-las.

Em relatório especial sobre variantes e vacinas do Sars-CoV-2 na revista New England Journal of Medicine de junho, o médico Philip R. Krause e colaboradores dos principais centros internacionais de revisão de vacinas e avaliação biológica expõem a atenção dada às atuais vacinas e eventuais mudanças necessárias na sua produção.

Destacam inicialmente os autores que as variantes já identificadas não escapam aos efeitos preventivos das atuais vacinas.

Para a necessidade de enfrentar eventuais variantes resistentes, os cientistas já estão planejando o desenvolvimento de imunizantes modificados, com antígeno e capacidade para adequada resposta imunológica.

Os autores também destacam que quanto maior o número de pessoas infectadas, maior a chance de surgirem novas variantes preocupantes.

Portanto, continuam importantes e necessários para limitar a evolução viral os cuidados indicados pelas autoridades em saúde pública, como o distanciamento social, uso de máscaras, lavagem de mãos e aplicação de vacinas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas