Siga a folha

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Descrição de chapéu

Como libertar as mulheres do machismo patriarcal com um pote de azeitonas

Junto com o recipiente, você abrirá um portal para uma nova fase da sua vida, mas tome cuidado com o excesso de sódio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Era a última aula de um curso de empoderamento feminino, que teve apenas uma turma, em uma pequena cidade na região serrana. Eu não estava lá e jamais estaria, mas a amiga de uma amiga de uma aluna me contou esse relato.

Desde então, minha missão é transmiti-lo para o maior número de mulheres possível.

A lição mais valiosa do curso foi deixada para o final. Era algo que libertaria instantaneamente todas as alunas ali presentes da submissão ao gênero masculino. Uma técnica simples que garante, de forma permanente e irrevogável, a emancipação feminina.

Ilustração publicada em 24 de janeiro - Silvis

Parece falcatrua, eu sei. Ouvindo a história, cheguei a achar que seria convidada para um esquema de pirâmide. Ou melhor, de "mandala da prosperidade". Mas, atenção para o spoiler, funcionou comigo, assim como funcionou com todas elas. Com essa informação, você não vai precisar de um homem nunca mais.

A professora coloca um pote de azeitonas no meio do círculo. Pede a ajuda de voluntárias para abri-lo.

Todas tentam, sem sucesso. É nessa sensação de impotência em que mora o perigo. O pote de azeitona condensa todas as nossas inseguranças. Um alimento em conserva aparentemente inofensivo, que parece nos lembrar de que não somos fortes o suficiente. Que não somos dignas de um aperitivo com excesso de sódio se não tivermos um homem por perto.

Por que perdemos tanto tempo, energia e colágeno investindo em relacionamentos com o sexo masculino? Porque eles são bons amigos, bons pais, bons amantes? Ou por que eles abrem o pote de azeitona? Ambas sabemos a resposta. E toda mulher merece saber que é capaz de abrir o pote de azeitona sozinha. É por isso que precisamos ser mais unidas do que uma tampa a um recipiente de vidro fechado a vácuo e passar esse conhecimento adiante.

O primeiro truque é virar o pote de cabeça para baixo e bater no fundo para eliminar o vácuo. O segundo é usar uma faca de manteiga, ou espátula, por baixo da tampa para liberar o ar preso no pote. O terceiro truque é despejar água quente sobre a tampa, que eventualmente acaba expandindo com o calor. Era só isso. Junto com o pote de azeitona, você abrirá um portal para uma nova fase da sua vida. Aproveite sem moderação. Só tome cuidado com o excesso de sódio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas