Siga a folha

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Descrição de chapéu Folhajus alimentação

Lugar de alimento é no prato, não no lixo

Consumo consciente é fundamental para que famílias não passem fome

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, é uma insanidade desperdiçar comida. Mas isso continua acontecendo. O Senado aprovou proposta que muda a lei que criou o Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional), para que passe a apoiar a criação de redes de coleta e doação de comida para entidades assistenciais. Nós, consumidores, temos de parar de jogar comida fora.

O consumo consciente é fundamental para que tenhamos um planeta menos poluído e em que famílias não passem fome. O PL (projeto de lei) aprovado pelo Senado (que segue para a apreciação da Câmara dos Deputados) prevê multas e até prisão domiciliar para quem jogar fora alimentos em condições próprias para consumo.

Segundo matéria publicada no site do Senado, o total desperdiçado representa 10% dos alimentos disponíveis, e seria suficiente para alimentar mais de 13 milhões de pessoas.

Cartaz exibido por manifestante durante ato em São Paulo, em abril deste ano - Nelson Almeida - 9.abr.22/AFP

Em casa e nos restaurantes, uma das formas recorrentes de jogar comida fora é servir mais do que podemos comer. Repita quantas vezes quiser, mas evite encher o prato, pois talvez não coma tudo, e as sobras irão para o lixo.

Não prestar atenção aos prazos de validade também contribui para o desperdício. Confira a data antes de colocar os produtos no carrinho do supermercado. Só compre itens próximos ao vencimento se tiver certeza de que os consumirá em seguida.

Também devemos aproveitar mais frutas, legumes e verduras. Muitos talos, folhas, cascas e sementes são descartados sem justificativa. Em uma busca rápida, encontramos diversas receitas com talos de brócolis, folhas de beterraba e cascas de banana (sim!), dentre outras.

Compre quantidades menores de peixe e de outros alimentos mais perecíveis. Deixe para colocar maionese e outros condimentos no prato, durante a refeição, para não correr o risco de ter de jogar fora grande parte da salada que sobrar.

Informe-se sobre a forma mais indicada de guardar alimentos na geladeira e no freezer.

Devemos, também, reaproveitar as sobras de refeições. Há até um reality show no streaming –Requentados Repaginados (Netflix)– em que os participantes têm de criar pratos saborosos somente com sobras. É surpreendente o que eles conseguem fazer com restos que ficaram na geladeira.
Não jogue comida fora!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas