Siga a folha

Jornalista e roteirista de TV.

Descrição de chapéu STF

Vida de gado

Por que petistas acreditam que Lula e o PT não podem ser cobrados por suas declarações?

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Por que petistas acreditam que Lula e o PT não podem ser cobrados por suas declarações quando relativizam ou enaltecem ditaduras? O ex-presidente deve ser um dos protagonistas da eleição que tem a missão de recuperar a esfacelada democracia no Brasil. O declínio foi também identificado por um levantamento da organização International Idea.

Não é opcional que Lula, além de todos os partidos e políticos de esquerda, se posicione sem titubear em relação a governos autoritários. É assim que já são listados Nicarágua, Venezuela e Cuba no relatório em que o Brasil é apontado como o que mais perdeu atributos democráticos em 2022.

Jair Bolsonaro é um autocrata que flerta com um golpe desde antes da eleição. Para se opor a ele e abraçar um compromisso com as instituições não cabe concessões ou espaço para que se trace paralelos estapafúrdios, como fez Lula ao comparar os 16 anos de governo de Angela Merkel aos do ditador Daniel Ortega.

O ex-presidente diz que não pode julgar o que aconteceu na Nicarágua. Mentira. Pode e deve condenar uma ditadura, inclusive em aceno a eleitores que desconfiam das intenções de sua possível volta.
À direita ou à esquerda, quem acha que não cabe à imprensa e a seus articulistas cobrar da classe política o compromisso irrestrito com a democracia, fala em regulamentação dos meios e demoniza profissionais, vai muito além do direito de exigir que o jornalismo seja imparcial. Mostra que se pudesse colocaria um cabresto e que a cobertura seria, sim, puro chorume ideológico.

Para os extremistas não basta que se critiquem os arroubos autoritários, a incompetência, os crimes contra a população, que sejam denunciados o aparelhamento de órgãos e a corrupção do governo Bolsonaro. Para o petista de cabresto, a imprensa que presta é aquela que Jamais desaprova o partido e muito menos Lula. Gado é gado. E gado sempre acha feio o que não é espelho.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas