Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Saraiva prepara ajustes em seu plano de recuperação judicial

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Como ficou alto o risco de que seu plano de recuperação judicial fosse reprovado pelos credores —provocando, portanto, a falência da empresa—, a Saraiva resolveu refazê-lo e reapresentá-lo até 31 de julho.

No lado do mercado editorial, editores sentiram falta, no primeiro plano, de métricas que permitissem avaliar a eficiência da recuperação depois de aprovada. 

Claro, isso além da proposta principal em si, que já era de pagar apenas 5% da dívida ao longo de 15 anos. Os outros 95% seriam pagos em debêntures (títulos de dívidas), que só seriam emitidos em 2034—ou seja, 16 anos após a aprovação do plano pelos credores. A dívida da Saraiva é de R$ 684 milhões.

Em nota, a rede de livrarias disse que “tem concentrado seus esforços no ajuste do plano para chegar a uma solução seja consenso entre os envolvidos”.

Ao mesmo tempo, editores têm visto com otimismo a recuperação da Livraria Cultura, cujo plano foi homologado pela Justiça em abril, com crescimento consistente das vendas. Além disso, a rede Leitura tem aberto novos pontos de venda pelo país e crescido também.

Ilustração de Mateus Acioli para o livro ‘Metropolis’, ficção científica de Thea von Harbou - Divulgação

FICÇÃO CIENTÍFICA A Aleph publica, pela primeira vez no Brasil e em tradução direto do alemão, “Metropolis”, da escritora Thea von Harbou. O livro conta a história de um amor proibido entre um industrial e uma operária em uma cidade do futuro. 

FICÇÃO CIENTÍFICA 2 Sim, é a história do clássico filme do expressionismo alemão,do cineasta Fritz Lang. A autora era mulher dele, e o diretor resolveu adaptar a obra. A tradução é de Petê Rissatti, com ilustrações de Mateus Acioli. A edição da Aleph traz ainda um ensaio de Marina Person, um texto de Anthony Burgess e um programa da estreia do filme em Londres, em 1927.

FICÇÃO CIENTÍFICA 3 A série “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins, vai ganhar mais um livro, mas com uma “prequel”, com uma história que se passa 64 anos anos antes da original. A Rocco já comprou os direitos do romance, que sai lá fora em 2020 e deve virar filme.

ANTOLOGIA A Amazon lança na Flip, em 12 de julho, na Casa Paratodxs, o segundo volume da coleção Identidade, feita em parceria com as principais agências literárias do país. A antologia reúne autores contemporâneos, como Veronica Stigger, Oscar Nakasato e Deborah Dornellas, e tem curadoria de Marianna Teixeira Soares, Anna Luiza Cardoso e Mateus Baldi.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas