Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Biografia vai revelar documentos dos EUA sobre Samuel Wainer

Livro sai pela Companhia das Letras em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornalista Samuel Wainer, em 1974 - Folhapress
São Paulo

A biografia "Samuel Wainer - O Homem que Estava Lá", da jornalista Karla Monteiro, que a Companhia das Letras prepara para outubro, revela o conteúdo de cerca de mil páginas de documentos sobre o jornalista guardados pelo Departamento de Estado americano.

De acordo com a autora, os papéis revelam que, nos embates que antecederam o golpe militar de 1964, Wainer se encontrou diversas vezes com Lincoln Gordon, então embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Na correspondência diplomática, o americano chega a se referir ao jornalista como "evil genius" (gênio do mal).

Consciente de que os EUA atuavam contra o governo de João Goulart, Wainer defendia Jango perante os americanos e tentava convencê-los de que, se apoiassem as reformas de base que o governo propunha --entre elas a reforma agrária-- e estas fossem aprovadas, o presidente renunciaria em troca.

Os documentos usados na biografia são assinados não só por Gordon, mas também por outros diplomatas. A biografia deve oferecer uma resposta mais detalhada sobre o local de nascimento de Wainer, o que chegou a ser tema de uma CPI nos anos 1950.

POLICIAL Chega em julho às livrarias a mais recente aventura do delegado Espinosa, em "A Última Mulher", de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Nesse novo livro, o personagem se mete em um jogo de gato e rato com um cafetão conhecido seu, a prostituta predileta dele e personagens da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. O escritor, a propósito, permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio.

TERROR A Darkside Books resolveu investir em um portal sobre conteúdo audiovisual de terror. Além de notícias, músicas, eventos, o site deve disponibilizar longas e curtas para assistir, além de investir em produções próprias.

PAQUISTÃO Em 2020, o leitor brasileiro terá a chance de conhecer uma poesia não muito difundida por aqui, a paquistanesa. A Âyiné publicará uma antologia de versos de Ghalib, autor morto em 1869 e um dos grandes poetas do Paquistão. Parte dos versos é escrita em urdu e outra é escrita em persa. A tradução é de Pedro Fonseca.

TERRORISMO A editora, aliás, prepara para breve uma tradução de "Terror e Modernidade", da filósofa italiana Donatella di Cesare. Numa abordagem histórica, ela argumenta que o terrorismo não é um fenômeno novo, mas que faz parte do surgimento da modernidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.