Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Amazon tem oferecido pagamento antecipado a editores na crise

Site americano se tornou uma das principais opções dos editores na crise

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Enquanto Saraiva e Cultura seguem fechadas, quem tem crescido em participação no mercado é a Amazon. Conhecida por em geral não trabalhar com consignação, o site americano se tornou uma das principais opções dos editores na crise.

Agora, começou a oferecer crédito também para algumas casas que vendem títulos em seu site. A loja tem oferecido antecipar o pagamento por vendas, com juros abaixo dos praticados pelo sistema bancário.

Entregador da Amazon nos EUA - Carlo Allegri/Reuters

IMORTALIDADE

Com a morte de Murilo Melo Filho, abre-se uma segunda vaga na ABL, a Academia Brasileira de Letras. Quer dizer, só na prática, porque oficialmente as cadeiras só são declaradas vazias na chamada "sessão da saudade", e a instituição só deve ser reaberta em 2021.

IMORTALIDADE 2

De todo modo, alguns imortais já ventilam o nome da atriz Fernanda Montenegro --só falta ainda combinar com os russos. A atriz não descartou a ideia, mas acha que seria desrespeitoso se lançar candidata no meio de uma pandemia. Depois que a ABL reabrir, ela deve sentar com os imortais para discutir o assunto.

IMORTALIDADE 3

Também há a impossibilidade causada pela pandemia. No momento, a atriz está isolada em um sítio com a família e com pouco acesso a telefone e internet.

PRÊMIO

A Moinhos, de Belo Horizonte, publica no Brasil "Damas da Lua", da escritora Jokha Alharti, de Omã. No ano passado, ela se tornou a primeira mulher de língua árabe a vencer o Man Booker International Prize, um dos maiores prêmios literários do mundo. O romance conta a história de três irmãs --uma que se casa após uma frustração amorosa, outra que o faz pelo senso de dever e uma terceira que rejeita todas as propostas.

CAIXA

A Nova Aguilar prepara, para o segundo semestre, uma caixa com a obra de Manuel Bandeira. Serão dois volumes --um com a poesia completa do autor e outro com uma seleção da prosa de Bandeira.

PUBLIQUE-SE

Já a Âyiné, por sua vez, prepara para junho "A Marca do Editor", de Roberto Calasso, que está à frente de uma das principais editoras italianas, a Adelphi. Calasso, que também é conhecido como ensaísta, reflete sobre seu ofício no livro, além de contar a história das grandes editoras europeias e americanas no século 20.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas