Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Livraria para expatriados brasileiros nos EUA quer crescer na crise

Buobooks fechou parcerias com gráficas pelo mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um novo negócio está aproveitando a crise do coronavírus para se estabelecer, enquanto editores procuram novos canais de venda. A Buobooks, tocada pelo escritor Rodrigo Alvarez, é uma livraria internacional de língua portuguesa.

Antes do fechamento do varejo, Alvarez diz que estava negociando com 26 editoras, e agora o número saltou para mais de cem. A Buobooks fechou com quase 20.

A ideia da livraria é atender o público de brasileiros expatriados, sobretudo nos Estados Unidos e Portugal --mas também em outros países. São leitores que, para ter acesso a livros em português, normalmente precisam importá-los.

A diferença no modelo é que a Buobooks fechou parcerias com gráficas de impressão sob demanda pelo mundo, e a ideia é imprimir localmente os livros comprados. A projeção é que cada título custe metade do que custaria se fosse importado.

O escritor Rodrigo Alvarez
O escritor Rodrigo Alvarez - Ricardo Borges/Folhapress

Entre as editoras com quem a livraria já fechou, estão Companhia das Letras, Sextante e Geração Editorial. O diretor editorial é Rodrigo de Almeida, ex-LeYa, outra das editoras que aderiu ao projeto.

"Nas nossas pesquisas de mercado, o dado mais relevante foi a renda média do brasileiro nos Estados Unidos, que é de sete a nove vezes maior do que a dos que estão no Brasil", diz Alvarez.

Os Estados Unidos, afirma ele, são o principal mercado que pretendem atender, com mais de 1 milhão de brasileiros vivendo lá. A ideia é também desenvolver esse trabalho em Angola.

CRISE Em meio ao fechamento do varejo causado pelo coronavírus, a Livraria Cultura pediu à Justiça que autorizasse a suspensão, por 60 dias, dos pagamentos a seus credores conforme combinado no plano de recuperação judicial da empresa.

CRISE 2 O juiz disse não, mas autorizou a rede a apresentar um aditivo ao plano. Ele disse que só os credores podem votar para autorizar ou não a suspensão dos pagamentos.

EXTINÇÃO O escritor Emilio Fraia publica um conto na coletânea "Tools for Extinction", da britânica Lolli Editions, que reúne ainda poemas e ensaios. No time de autores, estão Enrique Vila-Matas, Jon Fosse, Olivia Sudjic e Jean Baptiste del Amo. O textos são inspirados na crise da Covid-19.

CASA NOVA A Todavia passa a publicar os livros da angolana Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Oceanos em 2019. A editora fechou dois títulos. O primeiro, "A Visão das Plantas", sai no ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.