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Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Justiça proíbe propaganda com Neymar de uniforme

Empresa patrocinadora da seleção entrou com ação para vetar imagens

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Uma propaganda da cerveja Proibida em que o jogador Neymar aparece de camisa amarela e shorts brancos foi vetada por liminar da Justiça na quarta-feira (18).

A CBF e a Ambev, patrocinadora da seleção, entraram com uma ação para impedir que a Proibida anuncie com o uniforme da Seleção.

Não eram só as roupas que incomodavam: também pediram para que a Proibida não usasse na sua campanha símbolos como o número 10 e as estrelas. Em sua decisão, o desembargador Wagner Cinelli deu razão em parte à CBF.

A CBF e a Ambev entraram com ação para impedir propaganda com uniforme da Seleção - Reprodução/Probida

“Será considerada cópia de uniforme da Seleção Brasileira de Futebol o conjunto de camisa, shorts e meias que tenham as mesmas cores de qualquer um dos figurinos oficiais”. Essa é uma preliminar, mas o advogado da CBF, Gustavo Piva de Andrade, do Dannemann Siemsen, diz considerar que a disputa está ganha.

“Cabe recurso, mas dificilmente isso será julgado até a Copa do Mundo”, afirma. Os jogos começam dia 14 de junho.

“A CBF mandou mais de 20 notificações extrajudiciais por questões ligadas à marca. Na Copa passada, foram 150 notificações e seis processos.”

O desembargador escreveu que o recurso foi parcialmente provido, mas, para a Proibida, a decisão foi positiva, segundo Tais Gasparian, advogada da empresa.

“Estamos felizes. O filme [em que o jogador aparecia com camisa amarela e shorts brancos] já não estava no ar.”

Para a cervejaria, haveria problema se fosse obrigada a não exibir estrelas ou o número 10, que ilustram as latas, diz.

“O processo soou agressivo. No passado, a Ambev quis contratar o Neymar e não conseguiu. Até juntamos uma prova no processo, uma carta da assessoria dele [sobre o tema].”

 

Sobe a procura por vacinas contra a gripe no mercado privado

A demanda por vacinas contra a gripe no mercado privado aumentou neste ano, segundo empresas do setor. 

A estimativa é que sejam comercializadas ao menos 5 milhões de imunizações nesse segmento em 2018. O setor privado representa cerca de 30% do mercado de vacinas contra a doença no país.

A Sanofi Pasteur aumentou em 14% sua produção de doses para a campanha deste ano destinadas a empresas, clínicas, hospitais e farmácias.

“A demanda maior nos surpreendeu e é explicada pelos surtos do vírus em alguns estados. Readequamos nosso planejamento com as fábricas de vacinas na França e nos EUA para atender a demanda”, diz Hubert Guarino, diretor-geral do laboratório.

A empresa disponibiliza dois tipos de imunização: a trivalente, que protege contra três grupos de vírus, e a tetravalente, que age contra quatro. A última terá alta de produção superior a 30% neste ano.

“A procura nesta campanha é 10% maior que em 2017. Vendemos todo o estoque em abril”, afirma Renato Cavalcanti, diretor de vacinas da GSK, que fabrica a versão tetravalente do produto.

O nicho que mais cresce na companhia é o corporativo, em que empresas imunizam funcionários. “Estados menos afetados pelo desemprego, como São Paulo, são o motor da demanda”, diz ele.

Números do setor

Sanofi Pasteur
1 bilhão é o total de vacinas feitas no mundo por ano

GSK
20 milhões são as vacinas produzidas por dia na operação global

 

O que estou lendo
Flávio Rocha, 
empresário pré-candidato à Presidência 

Afastado do comando da Riachuelo para articular a sua candidatura a presidente da República pelo PRB, Flavio Rocha, viajou para Recife e Campo Grande na sexta (20).

O empresário aproveita para ler enquanto faz esses deslocamentos que se tornam cada vez mais frequentes.

Na mala, o livro “Abundância: O Futuro É Melhor do que Você Imagina”, de Peter Diamandis e Steven Kotler, HSM editora. 

“Chama a atenção no livro a narrativa do grande momento de produtividade do ser humano e da redução brutal de qualquer tipo de escassez”, opina o executivo. 

“O fundador da Singularity University nos revela como a tecnologia revoluciona o mundo e como a sua capacidade exponencial irá criar abundância nas mais diversas áreas, da energia à educação”, conta Rocha.

O executivo anunciou que pretende pagar pelos gastos de sua campanha presidencial, e que vai dispensar o uso de recursos do fundo partidário na sua corrida ao Planalto.

Empresário aproveita para ler enquanto faz viagens para articular candidatura a presidente da República - Marcus Leoni / Folhapress

 

Óleo... O Sebrae/RJ levará 28 micro e pequenas fornecedoras para o setor de petróleo para a Offshore Techonology Conference, em Houston, de 30 de abril a 3 de maio.

...nos EUA  Serão 21 empresas do Estado do Rio de Janeiro, três de Sergipe, duas de Alagoas, uma do Espírito Santo e outra da Bahia na OTC, considerada a maior reunião do segmento no mundo.

Baixa A confiança dos comerciantes paulistas teve queda de 0,5% em março, em relação ao mês anterior, segundo índice da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Alta O número de novas locações do mercado industrial brasileiro subiu 42% no primeiro trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo consultoria imobiliária JLL.

 

com Felipe Gutierrez, Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Arthur Cagliari  

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