Siga a folha

Municípios de SP terão recomendação para aplicar vacina de febre amarela

'Impressão é de que ela virou algo endêmico', diz coordenador do Controle de Doenças de SP

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Vacinação de febre amarela em posto de saúde na zona norte de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os 645 municípios do estado de São Paulo passam a ter, a partir de segunda-feira (18), recomendação oficial para aplicar a vacina contra a febre amarela em toda a população. 

FEBRE 

“A impressão que nós temos é de que ela [febre amarela] virou algo endêmico. Daí a necessidade de aplicar a vacina em todo o território”, diz o professor Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças de São Paulo. Até agora, 520 cidades recebiam a orientação.

SECA 

O número de casos de febre amarela despencou em junho. Com o frio, há escassez de água, necessária para que o mosquito que transmite a doença se reproduza. “No ano passado foi assim também. Mas, com a volta do calor, a epidemia explodiu”, afirma Boulos. Daí a necessidade de seguir vacinando a população.

QUEDA 

No mês de junho, nenhum caso novo foi registrado na capital paulista. Entre fevereiro e maio foram 13 casos e sete óbitos.

FRONTEIRA 

A proximidade das férias de julho, quando as pessoas viajam a outras localidades que podem ter a doença, também preocupa o governo. 

TÔ TE ESPERANDO 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enviou recados a Álvaro Dias (Podemos-PR) de que gostaria de conversar. Presidenciável pelo Podemos, o senador tem hoje 4% das intenções de votos, segundo o Datafolha —contra 7% de Geraldo Alckmin num cenário em que Lula não é candidato.

TUDO OU NADA 

Na análise de integrantes da campanha de Alckmin, uma aliança com Dias é crucial para que ele passe a ter chance de ir para o segundo turno da eleição. 

 

O senador, que é do Paraná, abocanha votos que, na avaliação do PSDB, impedem que o tucano suba nos estados da região sul do país.

CADEIRA 

“Ninguém falou comigo a respeito”, diz Dias. O Podemos afirma que não há hipótese de a candidatura ser retirada. Uma aliança com Alckmin só seria possível se o ex-governador de São Paulo topasse ser vice do senador.


 

QUARENTÃO

Flávio Tolezani, que fez 40 anos, estreia nova temporada da peça “Carmen”, no Tucarena, neste sábado (16) Patricia Stavis/Folhapress


COTAÇÃO

A Prefeitura de SP vai realizar neste mês um pregão para contratar um especialista em negócios imobiliários. O escolhido vai definir o melhor modelo jurídico para a comercialização de prédios e terrenos públicos. A operação foi liberada na quinta (14) pelo Tribunal de Contas do Município. A ideia é gerar receitas com a venda de locais que hoje são subutilizados.

QUEM PROCURA... 

O Masp teve que buscar no Panamá uma empresa que fornecesse o seguro para 11 obras do  Museo Nacional de Bellas Artes de La Habana, de Cuba, que estarão na exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, que abre no dia 28.

...ACHA 

Em razão do embargo americano ao país do Caribe, as principais seguradoras não prestam o serviço.

SUSTO 

O Museu da Imagem e do Som ficará aberto durante a madrugada após a abertura da exposição “Hitchcock – Bastidores do Suspense”, que começa na Sexta-Feira 13 do mês de julho. A mostra ficará em cartaz até outubro.


'Vibrava a cada cena', diz João Carlos Martins sobre peça

Já não era a primeira vez que João Carlos Martins chorava quando chegou ao fim a primeira leitura dramática do texto da peça “Concerto para João”, realizada na terça (12), em seu apartamento, na zona oeste de São Paulo. O espetáculo estreia em agosto, no Teatro Faap.

 

“Eu ia vibrando a cada cena. Sei o que passei em cada um daqueles momentos”, afirma o maestro, emocionado, ao diretor do espetáculo, Cassio Scapin, e aos atores do elenco Rodrigo Pandolfo, Michelle Boesche, Duda Mamberti e Ando Camargo.

 

Martins diz ter ficado surpreso com os diálogos escritos por Sérgio Roveri, com quem ele conta nunca ter se encontrado —ele não conhecia o material até aquele momento. “Não esperava que, sem me conhecer, ele fosse captar tudo.” 

 

“Você acha que, só no fundo musical, eu posso ajudar?”, pergunta o músico a Scapin, que responde: “Claro!” 

 

Todos passam para a sala de estar para ouvir as peças de Johann Sebastian Bach sugeridas pelo ex-pianista. A advogada Carmen Valio, mulher de Martins, e o cachorrinho do casal, Sebastian, também estavam lá.

 

Os ensaios começam na semana que vem. 


CURTO-CIRCUITO

Marcelo Jeneci e Miguel Araújo fazem show neste sábado (14) no projeto Experimenta Portugal. Às 20h45, na Sala São Paulo.

O Ministério da Cultura e a Central Única das Favelas realizam evento sobre empreendedorismo e economia criativa. Neste sábado (14), às 13h, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro.

A peça “Nem Princesas nem Escravas” terá uma sessão durante a estreia do Brasil na Copa. Todos pagarão meia e celulares serão permitidos. No domingo (17), às 16h, no Teatro Sérgio Cardoso.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas