Siga a folha

Facebook remove página oficial de deputado federal do Pará

A conta do deputado Delegado Éder Mauro (PSD) publicava com frequência vídeos com conteúdo violento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Facebook removeu de sua plataforma a página oficial do deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD-PA). Com mais de 294 mil curtidas e 333 mil seguidores, a conta verificada do deputado publicava com frequência vídeos com conteúdo violento.

Facebook removeu a página do deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD-PA) - Karen Bleier/AFP

Em uma publicação feita no último domingo (28), por exemplo, Mauro compartilhou um vídeo em que um suposto assaltante é assassinado por uma pessoa dentro de um carro. "Vagabundo foi assaltar no McDonald’s, ganhou um Mc tiro feliz. #ForçaeHonra", diz o texto que acompanha as imagens. 
Segundo as diretrizes do Facebook, esse tipo de conteúdo é proibido. 

A página, alimentada diariamente, também compartilha publicações com vídeos da fala do deputado no Plenário, notícias de jornais e textos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro —a publicação fixada é uma foto na qual ele está sentado tomando café da manhã ao lado de Bolsonaro, um dia depois do segundo turno das eleições presidenciais.

Procurado, o deputado diz que, até o momento, "não recebeu notificação ou qualquer informação oficial do Facebook sobre a remoção da página" e que "como tem ocorrido, sistematicamente, estão removendo páginas de direita sem explicação". Ele também reforça que "seguirá firme com a divulgação de seu trabalho nas redes sociais, bem como defendendo as causas as quais acredita".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas