Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Maduro não dá importância para decisões do Grupo de Lima, diz chanceler venezuelano

'Eles podem fazer 20 comunicados por semana. Não nos importa', afirmou Jorge Arreaza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, diz que o governo de Nicolás Maduro não dá a mínima importância para o que é decidido no Grupo de Lima —formado, entre outros, por Brasil, Argentina, Canadá e Chile.

Um manifestante da oposição de Nicolás Maduro durante protesto em Caracas, na Venezuela
Um manifestante da oposição de Nicolás Maduro durante protesto em Caracas, na Venezuela - Ueslei Marcelino/Reuters

SURDO 

“Eles podem fazer 20 comunicados por semana. Não nos importa”, afirmou ele à coluna em uma entrevista exclusiva concedida na tarde de terça (30).

MUDO 

Nominando os presidentes dos países, ele afirmou: “[Mauricio] Macri [da Argentina] pode falar o que quiser, José Piñera [do Chile] pode falar o que quiser, Jair Bolsonaro pode falar o que quiser”.

COMO É? 

Sobre o asilo concedido por Bolsonaro a 25 militares, Arreaza afirmou que nem mesmo estava sabendo da iniciativa.

DE NOVO 

O advogado Cristiano Zanin, que representa o ex-presidente Lula, deve se encontrar com ele na sexta (3) para discutir, de novo, a possibilidade de o petista tentar antecipar o cumprimento de sua prisão em regime domiciliar.

MESMA NOTA 

Apesar de várias iniciativas nesse sentido, de apoiadores, Lula sempre se negou a pedir o benefício. Argumenta que a única coisa que quer da Justiça é o reconhecimento de sua inocência.

EM PARTES 

A disputa pela presidência do PSL em São Paulo rachou o partido em três grupos. 

Um deles, chamado de Apex, por controlar cargos na Agência Brasileira de Promoção de Exportações, é liderado por Eduardo Bolsonaro e por Leticia Catel.

EM PARTES 2 

Há ainda o grupo dos ex-PMs, como o do coronel Tadeu, e um terceiro, denominado Raiz —do deputado Junior Bozella e que tem apoio do deputado Alexandre Frota.

NÚMEROS 

As buscas no Google por “Leopoldo López” cresceram 1.250% na manhã desta terça (30), quando o líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro deixou a prisão domiciliar.


DE OLHO NA TELA

A atriz Bárbara Paz e a diretora da Mostra Internacional de Cinema de SP, Renata de Almeida,
foram à pré-estreia do filme “Varda por Agnès”, no Reserva Cultural, na segunda (29). A também atriz Tuna Dwek, a cineasta Beatriz Seigner e o dono da distribuidora Imovision, Jean-Thomas Bernardini, também compareceram.


NOMEAÇÃO 

O Ministro da Cidadania, Osmar Terra, nomeou um servidor que está sendo investigado pela Polícia Federal para o cargo de assessor da Secretaria Especial de Cultura.

NOMEAÇÃO 2 

O advogado Marcos Tavolari foi um dos alvos da busca e apreensão da PF realizada em dezembro na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O ministério não se manifestou até o fechamento da coluna. 

CHAPÉU 

O programa Cinema do Brasil, que divulga a produção audiovisual nacional no exterior, teve que apelar para a iniciativa privada para poder manter um estande e custear as operações do projeto no Festival de Cannes. 

GELADEIRA 

A iniciativa era patrocinada pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) desde 2006, mas o contrato, que venceu no final de março, não foi renovado.

CHAPÉU 2 

O programa firmou, então, parcerias com empresas e sindicatos. A Spcine, da Prefeitura de São Paulo, e produtores que compraram cotas de R$ 500 completaram o orçamento.

Neste ano, o Brasil bate um recorde histórico, com sete longas selecionados para o festival.


EPISÓDIOS

O cantor e humorista Falcão, o ator Matheus Nachtergaele e a atriz Heloisa Périssé integram o elenco da série “Cine Holliúdy”, da Globo, que teve festa de lançamento na manhã de segunda (29), no Rio de Janeiro. O diretor Halder Gomes e o autor Claudio Paiva também estiveram presentes.


CURTO-CIRCUITO

Eduardo Srur apresenta sua nova obra “Enchente” sob o túnel Presidente Jânio Quadros, em SP. 

A revista GQ Brasil celebra nove anos com jantar no Soul Kitchen. 

Jorge Mautner faz show do seu novo disco. Na quarta (1º/5) e quinta (2), no Sesc 24 de Maio

A mostra coletiva “Uma Outra Estória”, abre na quarta (1º/5). Às 18h, na Galeria Zero.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.