Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Alunos de 20 escolas privadas de SP pedem adiamento do Enem

Há adesões no Rio e em Minas e também de instituições públicas; alegação é que pandemia agravou diferenças de acesso ao ensino

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Alunos das principais escolas privadas de São Paulo organizaram um manifesto pedindo o adiamento do Enem. Uma das razões elencadas é que, durante a pandemia da Covid-19, as desigualdades entre os colégios públicos e particulares se agravaram, graças às diferenças de acesso à internet e, portanto, ao ensino à distância.

ENDEREÇO 

O documento, que teve a adesão de escolas do Rio, de Minas e de Pernambuco, públicas e privadas, será enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), à Câmara dos Deputados e ao Senado, e também para autoridades federais e estaduais de ensino.

REALIDADE  

“Mesmo em escolas privadas capazes de investir em infraestrutura para essa nova forma de ensino remoto, os alunos e professores não têm preparo para esse modelo e se deparam com inúmeros desafios”, diz o texto. “Quanto às escolas públicas, vemos uma realidade de alunos e professores desatendidos, sem suporte para dar continuidade ao ensino nesse novo formato.”

REALIDADE 2  

“Muitos jovens carecem de acesso à internet, livros didáticos ou ambientes apropriados para o estudo em suas residências”, segue o texto dos estudantes. “Nessa discrepância de acesso aos mecanismos necessários para o ensino digital, as desigualdades entre escolas públicas e privadas se agravam.”

ASSINO EMBAIXO 

O documento é assinado por estudantes de colégios como Bandeirantes, Dante Alighieri, Equipe, Lourenço Castanho, Mackenzie, Móbile, Pentágono, Porto Seguro, Santa Dorotheia, Santa Cruz e Vera Cruz. E tem apoio de entidades ligadas à área, como o Mapa Educação.

LINK

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas