Siga a folha

Criador de paródia de Cebolinha drogado lamenta apagá-la por exigência de Mauricio de Sousa

'Deve ser parecido com ser censurado', diz Daniel Paiva, autor do personagem Boldinho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O cartunista Daniel Paiva lamenta a exigência da Mauricio de Sousa Produções para que ele retirasse do ar o conteúdo relacionado ao seu personagem Boldinho, um usuário de maconha inspirado em Cebolinha, da Turma da Mônica. “É um sentimento que deve ser parecido com ser censurado”, diz ele.

TINTA 

“Me sinto não podendo usar um meio de expressão por força maior”, explica Paiva. “Não fui censurado porque eu mesmo fui lá e tirei os meus desenhos do ar.”

O personagem Boldinho, criado pelo cartunista Daniel Paiva inspirado em Cebolinha, da Turma da Mônica - Reprodução

CANETA 

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) solicitou a Paiva e ao site maryjuana.com.br que parassem de publicar tirinhas do personagem criado pelo cartunista em 2004 e veiculado em revistas independentes de quadrinhos como a “Tarja Preta”. O pedido foi feito via notificação extrajudicial.

NÓ NA ORELHA

“O Boldinho é uma paródia, e ela é prevista na lei”, diz Paiva. “Alegam que [o personagem] não é uma paródia por trazer descrédito à obra original, o que é bastante subjetivo”, segue ele. “Sempre considerei o Boldinho uma homenagem.”

LIMOEIRO 

A Mauricio de Sousa Produções afirma que as suas exigências foram prontamente acatadas pelos notificados. “Os personagens da MSP jamais poderão estar associados a qualquer ilícito que seja, até porque conversam com públicos de todas as idades”, diz a empresa em nota.

PLANO INFALÍVEL 

“O personagem Boldinho gerou descrédito à obra originária [Cebolinha], fato não permitido pela legislação. Procurou-se pela notificação resolver esta questão de forma amigável, o que de fato, ocorreu. A MSP sente-se satisfeita com as providências até aqui adotadas.”

TURMA 

Fãs do personagem criado por Paiva criaram uma página no Instagram batizada #Freeboldinho, que reúne desenhos de Boldinho feitos por diferentes cartunistas.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino), com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas