Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TRE notifica Fundação Casa após denúncia de adolescentes votando algemadas uma à outra

Instituição nega que episódio tenha ocorrido e diz ter prestado esclarecimentos à Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo cobrou explicações da Fundação Casa sobre uma denúncia de que duas educandas que cumprem medida socioeducativa na instituição tiveram que votar nas eleições municipais algemadas uma à outra.

ESCRUTÍNIO

O caso, que teria ocorrido no primeiro turno, chegou à 4ª Zona Eleitoral do TRE paulista, que oficiou o diretor da unidade Chiquinha Gonzaga da fundação, na capital paulista, onde as adolescentes estão internadas, e a diretoria regional de educação responsável pela EMEF Fabio da Silva Prado, onde votaram.

ATADAS

De acordo com relatos, uma das garotas precisou ficar do lado de fora da cabine, com o braço esticado, enquanto a outra votava —e vice-versa. Procurado, o TRE-SP afirma que “diante do fato noticiado, a Justiça Eleitoral comunicou a autoridade competente para as providencias cabíveis”.

TUDO OK

A Fundação Casa nega a ocorrência e afirma que já prestou esclarecimentos à Justiça. “Em momento algum as adolescentes entraram juntas, muito menos algemadas, no local de votação. As duas votaram em salas separadas”, diz.

VERDE, CONFIRMA

Neste ano, 359 adolescentes internados em 28 centros socioeducativos da instituição se alistaram para votar. Eles puderam comparecer às urnas em seções instaladas na Fundação Casa ou em seus colégios eleitorais.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.