Siga a folha

Supermercados lançam campanha para reforçar cuidados contra a Covid-19

Associação do setor afirma que funcionamento é primordial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O setor de supermercados lança uma campanha para conscientizar seus clientes sobre medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas por esses estabelecimentos.

Para o superintendente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Carlos Correa, o objetivo é mostrar que as regras seguidas dentro dos estabelecimentos são foram aprimoradas para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus.

“Supermercado deve ficar aberto porque vende produtos essenciais, mas não é lugar de passeio”, avalia Correia.

A iniciativa também propõe ações estão a escolha de uma pessoa da família para ir às compras e que todas as lojas tenham um funcionário exclusivo pra circular pelo ambiente e orientar clientes e funcionários sobre as precauções.

A capacidade máxima de clientes permitida dentro de cada supermercado caiu de um cliente para cada 12,5m2 para um cliente a cada 15m2.

A campanha tem como pano de fundo problemas no abastecimento de algumas cidades onde os prefeitos decretaram lockdown e fecharam mercados, como São José do Rio Preto. Nos próximos dias, supermercados devem fechar também em Santos, Botucatu, Rio Claro e Piracicaba.

“Nem na Europa, onde os lockdowns decretados foram rigorosos, houve fechamento dos mercados, porque na prática isso penaliza ainda mais a população”, segue o superintendente da Apas

Além do problema de desabastecimento, já que o setor não consegue fazer a entrega a domicílio de volumes gigantes, a população corre para fazer estoques antes do fechamento, provocando aglomeração e maior risco de contaminação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas