Siga a folha

Bolsonaro desiste de indicar Tutuca para a diretoria da Ancine

Presidente enviou mensagem ao Senado que foi publicada nesta sexta (30) em Diário Oficial da União

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente Jair Bolsonaro desistiu de indicar o pastor, apresentador e colunista social Edilásio Barra, o Tutuca, para uma vaga na diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Bolsonaro enviou mensagem ao Senado, que foi publicada em Diário Oficial da União desta sexta (30), pedindo a retirada de tramitação da indicação.

O nome de Tutuca havia sido enviado ao Senado em fevereiro de 2020. Para assumir, ele deveria ter sido sabatinado e aprovado, mas a indicação não andou. Ele deve ser realocado para alguma outra função internamente na agência.

O apresentador Edilásio Barra, o Tutuca, que assume a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Ancine - Reprodução

Em outra mensagem ao Senado, o presidente pediu que Alex Braga seja apreciado para exercer o cargo de diretor-presidente da Ancine —atualmente, ele exerce o posto de forma provisória. Nela, é indicado que Braga assumiria a partir de outubro deste ano, na vaga que foi ocupada por Christian de Castro, que renunciou em 2019.

O secretário Mario Frias (Cultura) estava se movimentando pela permanência de Braga na Ancine, uma vez que seu mandato de diretor chega ao fim no dia 14 de maio. A Ancine, que tem quatro vagas na diretoria, está desfalcada desde fevereiro de 2019 e com nomes provisórios desde fevereiro de 2020.

​Bolsonaro também indicou ao Senado o nome do servidor Vinicius Clay para diretor da agência. Atualmente, Clay exerce o cargo de diretor substituto​.

E o nome de Mauro Gonçalves Souza, superintendente de registro da Ancine, foi indicado para uma vaga de diretor substituto da agência. A publicação também consta no Diário Oficial da União desta sexta (30).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas