Siga a folha

Butantan iniciará testes clínicos de vacina tetravalente contra a gripe

Estudo contará com cerca de 6.500 participantes em 11 centros de pesquisa no Brasil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Instituto Butantan vai coordenar os estudos clínicos em humanos de uma nova vacina tetravalente contra a gripe, com quatro cepas do vírus influenza. O objetivo é avaliar a imunogenicidade —isto é, a capacidade da vacina de provocar uma resposta imunológica— e a segurança do imunizante.

Atualmente, o Butantan fornece ao Ministério da Saúde uma vacina trivalente para uso na rede pública de saúde, que protege contra três tipos do vírus influenza.

Por incluir mais uma cepa do vírus, acredita-se que a nova vacina poderá ampliar a imunização contra os vírus influenza, especialmente em populações consideradas de risco, como idosos e gestantes.

O estudo contará com cerca de 6.500 participantes em 11 centros de pesquisa no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Serrana, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Fortaleza, Recife e Laranjeiras.

A pesquisa incluirá crianças de 3 a 8 anos, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais. Os interessados em participar dos ensaios clínicos poderão entrar em contato diretamente com os centros de pesquisa participantes para orientações e informações.

Neste ano, o Butantan vai entregar ao governo federal cerca de 80 milhões de doses para a campanha de vacinação contra a gripe.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas