Siga a folha

Beneficência Portuguesa ganha na Justiça direito a isenção de ICMS

Decisão liminar isenta instituição de impostos pela compra de medicamentos e insumos de saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu ao Hospital Beneficência Portuguesa uma liminar que isenta a instituição de pagar ICMS pela compra de medicamentos, materiais e insumos de saúde.

CADÊ? 

Em maio deste ano, o Governo de SP concedeu a isenção a entidades filantrópicas reconhecidas por certificado —mas não divulgou a relação de instituições contempladas com o documento, impedindo-as de acessar o benefício. "O Judiciário está suprindo uma omissão do Executivo em regular uma legislação", afirma o advogado Ian Barbosa Santos, do escritório Espallargas, Gonzalez e Sampaio, que representa o hospital na causa.

EM BREVE

A Secretaria da Fazenda diz que a publicação deve ocorrer nos próximos dias, após análise da lista das entidades detentoras da Cebas (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social) enviada pela Secretaria da Saúde. A pasta também diz que não foi notificada sobre a decisão liminar do Tribunal de Justiça.

BREVE 2

"Após a finalização da análise, a Fazenda divulgará a relação dos estabelecimentos, das entidades beneficentes e assistenciais hospitalares que fazem jus às isenções, bem como o percentual do valor da operação ao qual se aplicam."

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas