Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Associação dos Advogados de SP divulga nota em apoio ao advogado Alberto Toron

Toron acompanhou o empresário Carlos Wizard à CPI e foi ameaçado de ser retirado à força pela Polícia Legislativa durante o depoimento do cliente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) divulgou, nesta quinta (1º), nota em apoio ao advogado Alberto Toron após ele ter participado de sessão da CPI da Covid na quarta (30).

Toron acompanhou o empresário Carlos Wizard à CPI e foi ameaçado de ser retirado à força pela Polícia Legislativa durante o depoimento do cliente.

"O advogado foi constrangido e sofreu ameaças de ser retirado do recinto com o uso da Polícia Legislativa, em evidenciado abuso de autoridade pela presidência dos trabalhos daquela comissão parlamentar", diz a nota.

O advogado Alberto Toron
O advogado Alberto Toron - Zanone Fraissat/Folhapress

"A inviolabilidade do advogado no âmbito do exercício profissional constitui garantia constitucional, e a sua afronta importa em ataque ao direito de ampla defesa, corolário fundamental do Estado Democrático de Direito", segue o texto.

Como a coluna noticiou, o advogado recebeu a solidariedade do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e do Instituto dos Advogados de São Paulo.

“A OAB acompanha o caso com atenção e pronta para todas as medidas cabíveis”, afirmou Santa Cruz. “A missão do advogado é sagrada e deve ser preservada e compreendida mesmo nas piores crises”, seguiu ele.

Leia a íntegra da nota da AASP:

"A AASP vem a público para expressar seu protesto contra o desrespeito às prerrogativas do advogado Alberto Zacharias Toron, violadas em sessão de Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal e na qual ele exercia seu mister. O advogado foi constrangido e sofreu ameaças de ser retirado do recinto com o uso da Polícia Legislativa, em evidenciado abuso de autoridade pela presidência dos trabalhos daquela comissão parlamentar. A inviolabilidade do advogado no âmbito do exercício profissional constitui garantia constitucional, e a sua afronta importa em ataque ao direito de ampla defesa, corolário fundamental do Estado Democrático de Direito. A Lei nº 8.906/1994 igualmente assegura a livre manifestação do advogado, que não pode ser tolhido ou ameaçado no uso da palavra, e nos atos e manifestações para o pleno exercício da defesa do cliente, sob pena de violação da dignidade da advocacia, que deve ser respeitada por toda e qualquer autoridade."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.