Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Justiça determina trancamento de ação do MPF contra Sá Leitão e ex-presidente da Ancine

TRF-2 condeceu habeas corpus a Sá Leitão e determinou o trancamento definitivo; deliberação será estendida aos demais réus

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou o trancamento de ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro da Cultura e atual secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, o ex-diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Christian de Castro e outros servidores da agência.

​Em setembro de 2019, o MPF denunciou Sá Leitão, Castro e outros seis servidores por associação criminosa que tinha como objetivo favorecer a candidatura de Castro, então diretor, à presidência da agência. O MPF também acusava o grupo dos crimes de denunciação caluniosa, prevaricação e violação de sigilo funcional.

A Segunda Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2) condeceu habeas corpus a Sá Leitão e determinou o trancamento definitivo da ação. A decisão foi tomada por unanimidade em sessão do dia 2 de agosto.​

A deliberação será estendida aos demais réus da ação: Claudia Pedrozo, Juliano Vianna, Magno de Aguiar Maranhão Júnior, Marcos Tavolari, Ricardo Alves Vieira Martins e Ricardo Pecorari.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas