Siga a folha

Deputada exige que estátuas de pessoas negras sejam retiradas do BioParque do Rio

Talíria Petrone (PSOL) classifica a iniciativa como desumanizadora

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A instalação de estátuas de pessoas negras no BioParque do Rio, antigo Jardim Zoológico, está sendo questionada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). Em ofício enviado à administração do local, a parlamentar destaca que os objetos foram expostos no espaço “Savana Africana” junto a animais.

Estátua no espaço "Savana Africana", no BioParque do Rio; instalação é alvo de contestação da deputada Talíria Petrone, que aponta desumanização - Divulgação

REVISÃO 

Petrone classifica a iniciativa como desumanizadora e lembra que pessoas brancas não têm a mesma representação no parque. "O grotesco da montagem nos remete a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações indignas", afirma em ofício. A deputada exige a retirada imediata das estátuas e a realização de uma exposição antirracista como retratação.

PENSANDO BEM

Em nota, o BioParque diz que, diante das ponderações levantadas, avaliará a revisão do material temático. "Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito", diz a instituição.

Leia, abaixo, a nota enviada à coluna pelo BioParque após ofício da deputada Talíria Petrone:

"O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.

O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.

Diante das ponderações levantadas, o Bioparque do Rio avaliará a revisão do material temático na representação do continente Africano e reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito."

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas