Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Rosa Weber suspende MP das fake news

A decisão da ministra ocorre no mesmo dia em que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolveu a MP ao governo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta terça (14), a medida provisória editada por Jair Bolsonaro que limita a remoção de conteúdo publicado nas redes socias.

A magistrada é relatora de uma série de ações de partidos que contestam a MP. O caso será levado ao plenário do STF.

"Ante o exposto, defiro o pedido de medida cautelar, ad referendum do plenário desta Corte —e para tanto estou a solicitar, nesta mesma data, ao presidente do STF a inclusão destas ADIs [Ação Direta de Inconstitucionalidade] em sessão virtual extraordinária— para suspender, na íntegra, a eficácia da Medida Provisória 1.068/2021", diz a ministra.

A decisão de Rosa Weber ocorre no mesmo dia em que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolveu a MP ao governo. O anúncio foi feito durante a sessão do plenário desta terça-feira (14).

Trata-se de mais uma derrota imposta pelo Senado e por Pacheco a Bolsonaro. O senador mineiro já havia arquivado o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), protocolado por Bolsonaro. E a Casa derrubou há duas semanas a minirreforma trabalhista proposta pelo governo.

Assinada por Bolsonaro na véspera dos atos de raiz golpista que ocorreram no feriado do 7 de Setembro, a MP alterava o Marco Civil da Internet para impedir que as redes sociais decidam sobre a exclusão de contas ou perfis apenas com base nas próprias políticas de uso.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas