Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP renuncia por ver conservadorismo da atual gestão

Helio Silveira e a secretária-geral Maira Recchia comunicaram saída nesta quarta (13)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Helio Silveira, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da maior seção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a de São Paulo, e Maira Recchia, secretária-geral da mesma comissão e coordenadora-geral do Observatório das Candidaturas Femininas, enviaram nesta quarta (13) carta-renúncia ao presidente da entidade, Caio Augusto Silva dos Santos.

Os advogados dizem que a motivação de suas saídas foi o crescente conservadorismo da atual gestão da OAB-SP, que tentará a reeleição em novembro.

Silveira diz que defendia uma "radicalização" na entidade em defesa de candidaturas femininas e iria indicar Recchia para substituí-lo, mas afirma que ela não teve seu nome indicado ao Conselho. "Nosso trabalho foi intenso e não tenho pretensão de permanecer na medida em que ele corre risco", diz.

O advogado Helio Silveira - Zanone Fraissat-24.nov.2019/Folhapress

A advogada Maira Recchia diz que a "própria construção das correlações de força" dentro da gestão a levaram a renunciar. "Sempre participei ativamente, defendi pluralidade, o estado democrático, a inserção de mulheres e de repente isso já não cabia mais no projeto da atual gestão", afirma. "Algumas pessoas da ala progressista não tiveram espaço, houve diminuição de espaco progressista dentro da gestão e me preocupei. Tenho total apreço ao presidente Caio, mas uma andorinha só nao faz verão."

Silveira, que é reconhecido como um dos principais na ára do direito eleitoral, apoiará Dora Cavalcanti, candidata de oposição à presidência da OAB-SP.

Nesta semana, Cavalcanti recebeu apoio de diversos outros advogados, entre os quais Marco Aurélio Carvalho, Antônio Sérgio Moraes Pitombo, Maria Elizabeth Queijo, Celso Xavier,Sergio Renault, Flávio Yarshell, Ricardo Tepedino e Helena Lobo.


com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas