Siga a folha

Governo Bolsonaro inicia conversas com laboratórios para compra de remédios contra a Covid-19

Pílula antiviral experimental da Pfizer e coquetel de anticorpos da AstraZeneca estão no horizonte do Ministério da Saúde

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ministério da Saúde já iniciou conversas com a Pfizer e a AstraZeneca para a aquisição de remédios contra a Covid-19 —passo seguinte à campanha de vacinação, que deve terminar a sua primeira fase ainda este ano, mas se tornar periódica no país, com doses de reforço.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 13.jul.2021/Folhapress

RECEITA

Um dos remédios que estão no horizonte da pasta é a pílula antiviral experimental da Pfizer que, combinada com uma outra droga, o antiviral ritonavir, reduziu risco de hospitalização e morte por Covid em 89% em pacientes de alto risco.

RECEITA 2

A pílula ainda está em teste e só poderia ser adquirida pelo Brasil depois de aprovada pela Anvisa.

RECEITA 3

Uma outra alternativa estudada é a aquisição do coquetel de anticorpos testados pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca. Testado em pacientes considerados de alto risco de desenvolver a forma grave da doença, ele reduziu casos graves, ou morte, em 67% dos casos.

RECEITA 4

Há ainda expectativa positiva em relação ao antiviral molnupiravir, que está sendo testado também no Brasil, pela Fiocruz. O medicamento é do laboratório MSD (Merck, nos EUA).

PIPOCA

O ator Rodrigo Santoro esteve na pré-estreia para convidados de "Galeria Futuro" no cinema Estação Net Gávea, no Rio. O cantor Fran Gil levou a filha, Sol, para assistir ao filme que tem seu pai, Otávio Muller, no elenco. A executiva da Globo Filmes Simone Oliveira e Afonso Poyart, codiretor do longa junto com Fernando Sanches, participaram da sessão.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas