Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

PGR se manifesta contra lei que facilita porte de arma para atiradores desportivos em Rondônia

Augusto Aras observou que apenas a União tem competência para legislar sobre o tema

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou a favor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo PSOL no STF (Supremo Tribunal Federal), que questiona lei estadual de Rondônia que reconhece a necessidade do porte de armas de fogo para atiradores desportivos. Em março, a Advocacia Geral da União (AGU) também já havia considerado a lei inconstitucional.

De autoria do vice-líder do governo, Ismael Crispin (PSB), a legislação foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia e sancionada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil).

O procurador-geral da República, Augusto Aras, durante sessão plenária do STF em setembro de 2021 - Felipe Sampaio/STF

Em sua manifestação, Aras observou que a autorização para o porte de arma de fogo é de competência da Polícia Federal, segundo a lei 10.826. Para isso, é necessário demonstrar a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física.

Aras também afirmou que o Supremo já definiu que o porte de arma de fogo é uma temática que afeta a segurança nacional e que, portanto, apenas a União tem competência para legislar sobre a matéria.

O procurador-geral da República disse, ainda, que a lei estadual "adentrou em seara que deve ser disciplinada mediante estabelecimento de regras uniformes em todo o país, para a fabricação, comercialização, circulação e utilização de armas de fogo, além de ser afeta à formulação de uma política criminal de âmbito nacional, a qual, portanto, deve ficar a cargo exclusivo da União".


EM DUPLA

O casal de atores Klebber Toledo e Camila Queiroz - Divulgação

Os atores Klebber Toledo e Camila Queiroz participam de uma websérie promovida pela cerveja Estrella Galicia. O casal protagoniza o episódio de estreia da produção, intitulado "Paixão Pelo que Faz", que será lançado neste domingo (17). O chef Dalton Rangel e a dupla Anavitória estrelam outros episódios do projeto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e ANA LUIZA ALBUQUERQUE

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas