Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus internet

Procon-SP registra aumento de 653% em reclamações de compra online em 2021

Crescimento é em relação a 2019

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Procon-SP registrou um aumento de 653% em reclamações de produtos comprados na internet no segundo semestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2019. O número de queixas saltou de 44 mil para 337 mil.

Teclado de computador - Gabriel Cabral/Folhapress

PONTO DE VIRADA 

Na avaliação do órgão, o crescimento está diretamente relacionado à pandemia de Covid-19, que impulsionou as compras online. Em 2019, o órgão registrou 78 mil reclamações. Só no primeiro semestre de 2020, esse número saltou para 121 mil —um aumento de 150%.

FERRAMENTAS 

"Os estabelecimentos tiveram de ser fechados do dia para a noite, mas não estavam preparados [para realizar atendimento online]. E as reclamações do call center ainda migraram para o Procon", diz o diretor-executivo do órgão, Guilherme Farid.

MONTANHA 

Desde então, a quantidade de queixas vem crescendo. Foram 301 mil reclamações em 2020. No ano passado, o volume pulou para 498 mil. Só até março de 2022, o Procon registrou 128 mil queixas.

FATIA 

O principal motivo de protesto está relacionado ao atraso na chegada do produto, ou até mesmo à falta de entrega. Segundo Farid, muitos consumidores caem em golpes nas redes sociais ou em sites falsos. Por isso, o Procon criou um selo de verificação para as empresas que se cadastrarem no sistema do órgão. "Caso haja algum problema, o consumidor terá um local para reclamar", segue Farid.

TELINHA

O ator Ícaro Silva na novela 'Cara e Coragem' - Paulo Belote/Globo/Divulgação

O ator Ícaro Silva vai viver o vilão Leonardo na próxima novela das 19h da TV Globo, "Cara e Coragem", escrita por Claudia Souto. Na trama, que tem estreia prevista para maio, o personagem é um empresário bem-sucedido que sonha em controlar a empresa da família.

"É o meu maior papel na televisão até o momento. Fico muito empolgado por, enfim, estar vendo um papel deste tamanho nas mãos de um ator como eu. Espero que isso abra portas para tantos talentos", afirma ele.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas