Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus machismo

Governo de SP é acionado na Justiça por exigir papanicolau e mamografia para concursadas

Defensoria Pública diz que exames são invasivos e questiona o fato de não haver requisito equivalente para os candidatos homens

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Defensoria Pública paulista entrou com uma ação contra o estado de São Paulo pedindo o fim da exigência de exames de papanicolau e de mamografia —este último, exigido das que têm mais de 40 anos— para que mulheres possam ingressar no serviço público estadual.

O Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo de São Paulo, na capital paulista - Sergio Andrade/A2img/Governo do Estado

PRECEDENTE 

A iniciativa é do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria, que em 2017 conseguiu a suspensão dos mesmos requisitos durante a realização de um concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo.

BOLSO 

De acordo com uma manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral do Estado, a norma busca "identificar quem possui ou quem apresenta prognóstico de desenvolver futuras neoplasias malignas, com o intuito de lhes impedir o acesso ao cargo público" e evitar prejuízos à administração estadual em caso de adoecimento.

NADA A VER 

A Defensoria afirma que não há relação entre os resultados desses exames médicos e a inaptidão das candidatas aos cargos públicos e, por isso, é desnecessário submeter aquelas que forem aprovadas nos concursos a exames tão invasivos.

PICADINHA 

O órgão ainda questiona o fato de não haver exigência equivalente para os candidatos homens. No que tange à saúde sexual e reprodutiva masculina, a resolução que padroniza as perícias médicas para o ingresso no serviço público exige apenas um exame de sangue para aqueles acima dos 40 anos.

ABUSO

"Pode-se afirmar que a requisição, para efeitos admissionais, do exame de mamografia em concursos públicos é abusiva, discriminatória e desnecessária", afirma a Defensoria, que ainda classifica a norma como ilegal. Procurado, o Governo de São Paulo afirma que não foi notificado da ação e que os procedimentos integram as campanhas de conscientização da rede de saúde estadual.

​TUDO CERTO

"O Governo de SP não foi notificado da ação, mas informa que segue a legislação em vigor e os critérios médicos de proteção, de prevenção e de tratamento de cânceres do colo de útero e de mama que rotineiramente integram as campanhas de conscientização na rede de saúde. O Governo esclarece ainda que irá analisar a ação da Defensoria Pública", diz em nota.

SOM

A cantora Xênia França - Gleeson Paulino/Divulgação

A cantora Xênia França lança na próxima quinta (12) seu novo single, "Renascer", do qual é autora da letra e da canção. A produção foi feita em parceria com Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, que também assinam a concepção do álbum "Em Nome da Estrela".

Previsto para 3 de junho, o trabalho é patrocinado pelo progra-ma Petrobras Cultural e será lançado cinco anos após "Xenia", disco de estreia que recebeu duas indicações ao Grammy Latino de 2018. A distribuição é da Altafonte.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas