Siga a folha

Blocos de Carnaval de todo o Brasil vão às ruas por Lula a uma semana da eleição

Movimentação reúne grupos de ao menos 13 cidades; haverá desfiles, cortejos e panfletagem

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um grupo de ao menos 160 blocos de Carnaval de rua vai realizar no próximo domingo (25) uma série de atividades em apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano.

A lista reúne coletivos de diferentes cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belém. O grupo também vai divulgar na quinta-feira (22) um manifesto em apoio ao petista.

Passistas do bloco Galo da Madrugada animam foliões em São Paulo - Eduardo Knapp - 25.fev.2020/Folhapress

No domingo, último fim de semana antes do primeiro turno, haverá desfiles, ensaios abertos, panfletagens e cortejos. "A proposta é colocar os blocos na rua com Lula de Primeira [em referência à primeira rodada do pleito]", diz uma nota do movimento.

E segue: "Acreditamos que o Carnaval de rua não pode ficar em silêncio frente à disputa entre o ódio e a vida. É urgente se posicionar e ocupar as ruas. Construir coletivamente com unidade na diversidade".

Na capital paulista, sairão às ruas ao menos quatro blocos nas regiões de Pinheiros, Pompéia, Bixiga e avenida Paulista. Entre os grupos paulistas que apoiam a iniciativa estão Acadêmicos do Baixo Augusta, Vai Quem Qué, Ritaleena, Charanga do França, Baco do Parangolé e Saia de Chita.

Ainda endossam o movimento grupos carnavalescos de Belo Horizonte, Recife, Olinda, Vitória e cidades do interior paulista como Piracicaba, São José dos Campos, Vinhedo, Campinas, além da Grande SP.

Segundo uma das organizadoras da articulação, Lira Alli, a adesão deve crescer até domingo —apenas nas últimas 24 horas, ela recebeu inscrição de mais 20 blocos.

Como mostrou a coluna, a bateria do Baixo Augusta vai se apresentar na esquina da Paulista com a rua Augusta, na capital paulista, em apoio a Lula e ao ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato ao Governo de SP.

O grupo se reunirá a uma série de coletivos artísticos que vão se apresentar no evento em adesão às campanhas dos petistas, intitulado "A Cultura Abraça a Esperança".


LETRAS

A cantora Giulia Be prestigiou, na noite de terça (20), o lançamento do livro "O Brasil (Não) É uma Piada" (editora Intrínseca), do seu irmão, o comunicador e humorista André Marinho. Também estiveram presentes no evento, que ocorreu na Livraria da Vila no JK Iguatemi, o empresário e influenciador Enzo Celulari, a candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil), e o político e empresário Paulo Marinho, pai de André.


ESTANTE

O cientista político Márcio Black e a atriz e roteirista Livia La Gatto compareceram, na noite de terça (20), ao lançamento do livro "Por Quem as Panelas Batem" (Companhia das Letras), do escritor, roteirista e colunista da Folha Antonio Prata. A obra reúne crônicas políticas publicadas por Prata entre junho de 2013 e o final de 2021 na Folha.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas