Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marcos Palmeira declara voto em Lula: 'Apoio não é cheque em branco, mas defesa da democracia'

Eleitor de Marina Silva nas eleições de 2018, ator segue recomendação da ex-ministra que oficializou apoio ao petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Marcos Palmeira declarou, por meio de suas redes sociais, que vai votar no ex-presidente Lula (PT) para presidente nas eleições deste ano. "Esse apoio não é um cheque em branco dado ao candidato Lula, e sim um compromisso em defesa da democracia e um olhar mais apurado para as questões ambientais", escreveu ele no Instagram.

Palmeira se junta a outros artistas que declararam recentemente voto no petista, mesmo tendo críticas ao político e ao PT.

O ator Marcos Palmeira
O ator Marcos Palmeira - Rogério Faissal

Acompanhado do texto, o intérprete de José Leôncio da novela "Pantanal" publicou um vídeo em que a ex-ministra Marina Silva (Rede) oficializa o seu apoio a Lula.

Palmeira apoiou Marina nas eleições presidenciais de 2018. O ator chegou a ser sondado por ela para entrar na política, mas recusou.

Em entrevista à coluna no início deste ano, Palmeira disse que ainda era cedo "para cair na polarização" e que não tinha definido o seu voto para presidente, mas afirmou que "qualquer candidato" era melhor que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

"A gente está vivendo pontos extremos dos dois lados. Se você é contra um, você é naturalmente considerado a favor do outro. Há pouca escuta. Ninguém está interessado em propor algo realmente", disse ele, na ocasião.

Sem citar o nome do ex-presidente Lula e do PT, o ator afirmou também que faltava autocrítica "ao outro lado". "Se você não reconhece seus erros, como é que você avança? Eu não vejo o reconhecimento de erros, a possibilidade de um novo Brasil, de uma nova cara, não vejo isso."

Ao declarar apoio a Lula no dia 12 de setembro, Marina Silva afirmou que o Brasil está em um momento crucial de sua história e "quem reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo que está se implementando no seio da nossa sociedade, agredindo irmãos brasileiros, ceifando a vida de pessoas por pensarem diferentes, é a candidatura de Lula".

Além de Palmeira, outras personalidades como Maitê Proença declararam voto em Lula após o apoio oficial de Marina Silva e do compromisso do candidato petista em adotar medidas de proteção ambiental às terras e aos povos indígenas.


LETRAS

A cantora Giulia Be prestigiou, na noite de terça (20), o lançamento do livro "O Brasil (Não) É uma Piada" (editora Intrínseca), do seu irmão, o comunicador e humorista André Marinho. Também estiveram presentes no evento, que ocorreu na Livraria da Vila no JK Iguatemi, o empresário e influenciador Enzo Celulari, a candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil), e o político e empresário Paulo Marinho, pai de André.


ESTANTE

O cientista político Márcio Black e a atriz e roteirista Livia La Gatto compareceram, na noite de terça (20), ao lançamento do livro "Por Quem as Panelas Batem" (Companhia das Letras), do escritor, roteirista e colunista da Folha Antonio Prata. A obra reúne crônicas políticas publicadas por Prata entre junho de 2013 e o final de 2021 na Folha.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.