Siga a folha

Descrição de chapéu mostra de cinema

Filmes com padre Julio Lancellotti são selecionados para a Mostra de Tiradentes

Evento ocorrerá entre os dias 20 e 28 deste mês

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dois filmes com a participação de padre Julio Lancellotti foram selecionados para a 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que irá ocorrer entre os dias 20 e 28 deste mês.

Um deles é o curta-metragem "São Marino", dirigido pela cineasta Leide Jacob. Com narração do pároco, a obra faz uma releitura da história de santa Marina sob a ótica LGBTQIA+.

O padre Julio Lancellotti em cena do documentário "O Que Nos Espera" - Divulgação

A outra produção é o documentário "O Que Nos Espera", sobre a rotina do padre Julio durante um dos piores momentos da pandemia. Os cineastas Bruno Xavier e Chico Bahia acompanharam o dia a dia dele e sua dedicação a causas sociais, atuação que foi ampliada durante a crise sanitária.

"Acho que sempre é importante discutir as questões, tanto da pandemia, como questões que fazem parte da vida de segmentos da população sempre de maneira humanizante. E que nos levem a refletir e nos comprometer com a defesa da vida", afirma o padre Julio à coluna.

Mesmo antes de ser lançado oficialmente, "São Marino" causou espécie entre a comunidade católica. O padre Julio chegou a ser alvo de dezenas de pedidos de punição por participar da obra. A Arquidiocese de São Paulo, no entanto, descartou qualquer represália.

Gabriel Lodi, Omo Afefe, padre Julio Lancellotti, Daniel Veiga e Leo Moreira Sá em cena do curta "São Marino", dirigido por Leide Jacob - Rosa Caldeira/Divulgação

O próprio pároco negou que tenha compartilhado da interpretação sugerida pelo filme. "Nunca falei que a santa era LGBT", disse à coluna. "A minha narração é a narração oficial da história da santa Marina", afirmou ainda.

O curta "São Marino" tem em seu elenco Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo Moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira —todos trans. O documentário foi gravado na Igreja Santa Marina, na zona leste de São Paulo.


PALCO

A atriz Flávia Garrafa recebeu convidados na reestreia da comédia "Fale Mais sobre Isso", escrita e encenada por ela. A atriz Fafy Siqueira e sua mulher, Fernanda Lorenzoni, prestigiaram o evento no Teatro Renaissance, em São Paulo, na semana passada. O jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas