Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Curta que retrata santa como trans será exibido no Festival de Brasília

Produção causou espécie mesmo antes de ser lançada oficialmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O curta-metragem "São Marino", dirigido pela cineasta Leide Jacob, foi selecionado para o 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mesmo antes de ser lançada oficialmente, a produção causou espécie por fazer uma releitura da história de santa Marina sob a ótica LGBTQIA+.

Gabriel Lodi, Omo Afefe, padre Julio Lancellotti, Daniel Veiga e Leo Moreira Sá em cena do curta "São Marino", dirigido por Leide Jacob - Rosa Caldeira/Divulgação

"Será uma alegria imensa a estreia de São Marino no Festival de Brasília", afirma Jacob. "Significa colocar no tapete vermelho as vivências de pessoas transmasculinas, que são as que mais sofrem com a invisibilidade", diz ainda. O evento será realizado de 14 a 20 de novembro.

A produção abordará discussões contemporâneas ao contar a história de Marino, pessoa trans que teria vivido no Líbano do século seis e, após a sua morte, foi canonizada como santa.

O padre Julio Lancellotti, que narra a história, chegou a ser alvo de dezenas de pedidos de punição por participar da obra. A Arquidiocese de São Paulo, no entanto, descartou qualquer represália.

O próprio pároco negou que tenha compartilhado da interpretação sugerida pelo filme. "Nunca falei que a santa era LGBT", disse à coluna. "A minha narração é a narração oficial da história da santa Marina", afirmou ainda.

Santa Marina era uma jovem órfã de mãe que, para continuar a viver com o pai, decidiu ingressar em um mosteiro disfarçada de monge. O segredo em torno de seu gênero só foi descoberto após a sua morte.

O curta "São Marino" tem em seu elenco Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo Moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira —todos trans. O documentário foi gravado na Igreja Santa Marina, na zona leste de São Paulo.

O trabalho foi viabilizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo de São Paulo. Sua produção é assinada por Paula Pripas e pela Filmes de Abril. O roteiro é de Cesar Sandoval Moreira Jr., Fabiana Kelly e Leide Jacob. Bea Pomar fez a montagem do filme e do trailer (veja abaixo).


PIPOCA

O produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, participou de um debate após a pré-estreia do filme "Armageddon Time", na noite de quarta-feira (26), no Cine Marquise do Conjunto Nacional, na capital paulista. O longa, produzido por Teixeira, está na programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os atores Mariana Ximenes e Johnny Massaro prestigiaram a exibição da produção.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.