Siga a folha

Lula usa terno de casamento com Janja para foto oficial de presidente

Imagem feita por Ricardo Stuckert será colocada em repartições públicas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente Lula posou para a foto oficial de seu terceiro mandato como presidente da República usando o terno de seu casamento com Janja.

O terno foi um presente do advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, que hoje ocupa o cargo de secretário Nacional de Justiça.

Além disso, Lula aparece de corpo inteiro na imagem, o que é uma novidade em relação às fotos oficiais de presidentes anteriores e até das que ele tirou em seus primeiros mandatos.

A fotografia será colocada em repartições públicas.

Foto oficial do presidente Lula - Ricardo Stuckert/PR

A ideia da imagem de corpo inteiro, tendo ao fundo as colunas do Palácio da Alvorada, foi expor a faixa presidencial —e também remeter ao simbolismo da subida de Lula na rampa no dia 1º de janeiro, quando retornou ao poder para cumprir o 3º mandato como presidente.

A foto é de Ricardo Stuckert, que acompanha Lula há décadas e hoje é no novo governo secretário do Audiovisual, estrutura vinculada à Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social).

Em sua posse no dia 1º de janeiro, Lula recebeu a faixa presidencial do "povo brasileiro", simbolizado nas figuras de uma criança, de um indígena, de um negro, de uma mulher, de um operário e de uma pessoa com deficiência.

Acompanharam o presidente na subida da rampa e na passagem da faixa o cacique Raoni Metuktire, o jovem Francisco, 10, a catadora Aline Sousa, o metalúrgico Weslley Rodrigues, o professor Murilo de Quadros Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o militante Flávio Pereira e o influenciador Ivan Baron, jovem que teve uma paralisia cerebral causada por uma meningite na infância.

Jair Bolsonaro (PL) se recusou a passar a faixa para seu sucessor, desprezando o rito democrático.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas