Siga a folha

Descrição de chapéu Alalaô

Carnaval 2024: O que a lua e o signo de peixes têm a ver com o próximo desfile do campeão Leandro Vieira

Imperatriz Leopoldinense terá enredo com pegadas de sabedoria popular e misticismo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Atual campeã do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense já definiu o enredo de seu próximo desfile. A escola vai falar sobre astrologia, saberes místicos e crendices populares na Marquês de Sapucaí, tendo como ponto de partida o livrinho "O testamento da cigana Esmeralda", escrito há mais de cem anos pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros.

A narrativa fictícia do folheto inclui uma série de ensinamentos populares sobre a interpretação de sonhos, além de uma tabela que predetermina dias felizes e dias de má sorte, lições para a leitura da sorte na palma da mão e comentários sobre a influência dos astros na vida dos homens.

Leandro Vieira: livro 'O testamento da cigana Esmeralda' é a inspiração do enredo da Imperatriz Leopoldinense para 2024 - Zo Guimarães / Folhapress

Inspirado por todo este espírito esotérico, o carnavalesco Leandro Vieira —que, em relação à astrologia, se define quase como um cético ("Sou apenas curioso")—, encomendou um mapa astral da escola. Soube pelo estudo que a Imperatriz é peixes com lua em aquário.

Ao se dar conta de que o desfile campeão deste ano aconteceu quando o sol estava em peixes, e que a escola evoluiu na avenida em plena lua nova também em peixes, Vieira —leonino com ascendente em áries e lua em aquário— resolveu dar o seguinte título ao enredo: "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda".

"Tinha que ter essa coisa dos dizeres da sorte, aquela história de ter 'nascido virado pra lua'", comenta o carnavalesco à coluna. Sobre o desfile que vem por aí, ele diz que será "bem diferente" de tudo o que já fez. "Tem um lado muito lúdico, a interpretação dos sonhos, uma coisa muito suburbana também."

Leandro é tricampeão do Grupo Especial do Carnaval carioca. Pela Mangueira, ganhou os títulos em 2016, ao homenagear Maria Bethânia, e em 2019, com um enredo que cantou os heróis esquecidos pela história. O cangaceiro Lampião foi tema do desfile de sua estreia vitoriosa na Imperatriz, em 2023.


ESTANTE

O jornalista Oscar Pilagallo recebeu convidados durante o lançamento de seu novo livro, "O Girassol Que nos Tinge: Uma História das Diretas Já, o Maior Movimento Popular do Brasil". O evento ocorreu na livraria Martins Fontes, em São Paulo, na terça (21). A editora Rita Mattar e o advogado, escritor e colunista da Folha Luís Francisco Carvalho Filho estiveram lá. O jornalista Carlos Tramontina também compareceu.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas